quinta-feira, 25 de outubro de 2012

My Bad Apple - Especial de 1 ano


   Ontem foi um dia especial, que confesso, nem lembrava...

   Eu não guardei na memória o dia em que o Top me convidou pro Vales Independentes, numa tentativa de dar um início para tantas idéias, algumas boas, outras bem malucas, que surgiam nas nossas conversas noites a fora pela internet. Uma ideia audaciosa, que partia desse endereço aqui, que já existia desde 2010, mas que teve apenas uma postagem, feita pelo próprio Top na época, mas que não teve mais continuidade por falta de tempo e de apoio... até um ano atrás. O nome Vales Independentes, é portanto, anterior à entrada de todos nós.

Fomos na Gazeta FM, conversar e por pra tocar sons próprios do rock local

   Aquela época foi difícil, éramos poucos, uns mais, outros menos empenhados, e cansei de levantar sábado às 8 e pouco da manhã, e ao invés de ir estudar ou dormir mais, gastava meu tempo preparando 3 ou 4 matérias, que largava aos poucos durante a semana para não deixar o blog parado, pois era um momento crucial onde precisávamos conquistar o público, partindo do zero. O Top é um cara cheio de idéias mirabolantes, e várias delas analisamos, e uma topamos fazer andar... o Rei dos Gigs...


   Foi um baita exercício de memória, lembramos de mais de 120 bandas, entre atuais e "aposentadas", e nossa idéia era apenas usar a votação como um atrativo secundário, nossa intenção era escrever e postar um histórico (fotos, repertório, formações), de cada uma das bandas. Meu objetivo era criar material sobre as bandas, para haver um bom registro de tantos bons momentos que tivemos por aí. Isso eu consegui, com a ajuda dos colegas na época em algumas postagens. Os problemas que ocorrem por causa do concurso até hoje vejo apenas como consequência da dimensão desproporcional que ele tomou. A votação era uma brincadeira boba, mas houve interesse da Sunset em convidar as bandas para tocar, e a casa divide o dinheiro arrecadado com os ingressos com quem sobe ao palco... e como alguém na época disse pelo facebook: "... Brasil, não adianta, quando tem algum ganho no meio, se esquecem de tudo, e tão só pelo rim um do outro.". É, talvez tenha acontecido um pouco disso. Mas foi um bom exercício de conhecimento da cena, da sua diversidade, do seu debate, e eu acho que mesmo aos trancos e barrancos, serviu para um autorreflexão geral.

A Caution! foi a primeira grande audiência, em matérias sobre os festivais de punk rock que tocavam.

    Acabado o concurso, restou o cansaço, e a pergunta: "E agora?!"... Agora era momento de eu tratar de passar nas cadeiras do semestre, e praticamente sumi do blog. Aos poucos alguns membros foram saindo, chegando ao ponto de restar Igo, Top, e eu... Isso tudo pode ter sido desmotivador, mas também desafiador, tínhamos a chance de começar muitas coisas do zero, e resolvemos fazer isso. Hoje temos muitos planos de mudança ainda engatinhando, o principal deles é o nosso visual. Ele nasceu na pressa, depois foi consertado pela Bada, mas apesar de gostar dele, acho que ele é representativo de um ciclo que já se encerrou. Não quero, não tenho mais motivação pra ficar fazendo reviews, e estou cada vez menos por Santa Cruz, e o que me resta nesta situação é aproveitar minhas vindas à cidade para fazer matérias como a que fiz com a Restos de Ontem e a Devilcrusher, vou trazer mais bandas novas do RS pra mostrar pra vocês, inclusive uma sai no fim de semana (pretendo).

Mais de 300 pessoas na Sunset para a final do Rei dos Gigs... tinha até hater lá!

A Strawberry Crash, que fez um revival motivada pela sua ótima votação no Rei dos Gigs

   A fase atual é de renovação, e pra mim, pessoalmente, uma certa mudança de foco. Tem muitas coisas que eu acredito que deixamos passar por falta de tempo, de conhecimento do assunto, ou simplesmente afinidade. Já disse nos comentários, e quero deixar aqui bem claro: o blog não é meu emprego, eu não vou aos eventos para escrever sobre eles, eu não ouço bandas para escrever sobre elas, mas sim vou aos eventos, e ouço o que gosto, e escrevo sobre o que conheço. Sacaram a diferença de importância?

   Isso não significa de forma alguma, que fechamos espaço à alguém. Tu já tentou conversar com algum de nós sobre algo que quisesse divulgar aqui? Já pediu nosso apoio para alguma coisa ou evento?

   Pergunte a quem o fez. Dentro do possível, atendemos à todos.

   Muito obrigado à todos que nos acompanham e gostam do Vales Independentes!


2 comentários:

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.