quinta-feira, 5 de julho de 2012

As 20 Questões - Thiago Porto

      Ok, chegou quinta feira e quinta é dia de que? Sim as 20 Questões e hoje encarando esse desafio, Thiago Porto, o garoto prodígio do rock, líder de grandes bandas como Nightstalkers, Predadores e Lobos da Estepe, chegou a vez dele de encarar este desafio!

Thiago Porto ou Portinho para os íntimos

1.                 Quem é Thiago Porto ?

Difícil definir, mas vou tentar...
Sou um apaixonado pela música e pelos palcos, hoje tenho certeza que não posso ficar longe disso, construí outros caminhos na minha vida, como por exemplo me formei em Direito e hoje sou advogado, felizmente hoje não posso mais me considerar um cara confuso, como já fui. Minha alegria e minha paixão é mesmo a música e minha relação com ela é quase que de dependência. Me considero sensível a arte, me emociono com filmes, teatro, e gosto também de criar minha própria arte. Gosto do que construí até aqui e não mudaria nada na minha vida se pudesse voltar no tempo.

2.                 Você se considera bem sucedido ?

Sim devemos diferenciar duas palavras: Fama e sucesso. Não posso me considerar famoso, afinal só sou conhecido aqui na região, mas posso afirmar que tenho sucesso, pois tenho tocado bastante e sempre recebo um carinho muito grande do público, isso me faz querer continuar. Hoje talvez até pudesse viver da música, coisa que há pouco tempo atrás eram só gastos e nada de cachês. Por essas e outras razões me considero sim um jovem bem sucedido.
O Advogado Thiago
3.                 Com que idade você descobriu que queria ser vocalista ?

Eu cantava com meu pai desde os 8 anos de idade, mas passei realmente a ter essa vontade quando formamos a primeira banda aos 12 anos. E hoje estou convicto que o sonho não vai acabar, antes de realiza-lo. Enfim vou ter que conviver com ele como um carma ou privilégio do modo como quiser encarar.

4.                 A algum tempo atrás você assumiu o posto de vocalista na banda Lobos da Estepe e lançaram o disco Slogan Rock N Roll. Como esta indo a distribuição e divulgação do disco até agora ?

O trabalho foi muito bem recebido pelo público em geral, as vendas são boas, considerando a dificuldade de vender cd, em que é tão mais fácil baixar na internet.
Conquistamos um público interessante, percebo que jovens e até crianças tem gostado muito do cd e particularmente gosto desse público, pois a paixão é verdadeiramente sincera nessa fase.

5.                 Qual a grande diferença nos tempos de composição e gravação do disco da Lobos da Estepe em relação ao disco da Predadores ?

Muita diferença, o cd da Predadores demorou 2 anos pra concluir, enquanto que o da Lobos foram apenas 6 meses. E nos dois anos de trabalho, infelizmente não conseguimos tirar a qualidade que tiramos no disco da Lobos, isso porque o estúdio melhorou muito e nós como músicos e o Alison como técnico de som. As dificuldades são as mesmas. Harmonizar as opiniões, dificuldades financeiras para gravar, prensar, etc. Mas tenho orgulho dos dois trabalhos. Cada um com sua particularidade, consegue retratar bem essas fases da vida.
Ainda pimpolhos mas já faturando no festival da Unisc
6.                 Você também apostou na carreira solo, uma sonoridade mais diversificada. Como foi a aceitação do seu disco, e pretende dar continuidade a este trabalho ?

Eu tenho muitas composições autorais. A maioria não se encaixa em nenhum outro projeto, por isso optei por fazer o trabalho solo. Essas músicas  mostram o lado diverso da minha personalidade, mais romântico, profundo e um tanto depressivo até.
Infelizmente não foi muito bem aceito pelo público que tem me acompanhado desde os 14 anos, estes me viram cantando só rock n roll e entenderam a carreira solo como se eu estivesse me vendendo. Mas fiquei satisfeito com o resultado e percebo que agrada um público diferente. Mas em princípio não pretendo dar continuidade, pois quero dividir a alegria da música com meus amigos.

Em sua incompreendida carreira solo
7.                 Qual música melhor define sua carreira?

São mais de 30 músicas gravadas, é difícil. No entanto considero a mais importante a primeira que deu origem a tudo e me fez acreditar que talvez eu tivesse mesmo um dom pra compor, a musica Bird´s, composta quando eu tinha 15 anos, foi a primeira música a ser gravada no estúdio Boca de Sons.

8.                 A lobos da Estepe deu uma pausa nos trabalhos ? Qual a situação atual da banda ?

A banda suspendeu os trabalhos por tempo indefinido, confesso que isso me pegou de surpresa. Tenho a informação de que o baterista precisava de um tempo pra cuidar de outros interesses e estava um pouco cansado desse sonho de banda. Eu entendo ele, isso já aconteceu comigo. Meu desejo é que tudo volte ao normal e ele tenha sucesso nos  novos projetos, sejam lá quais forem.

Lobos da Estepe
9.                 E a The Wolkers, é um novo projeto com seus antigos colegas de Predadores ?

Reunimos 3 melhores amigos pra termos uma desculpa pra tocarmos. Estamos apostando no rock nacional e no rock gaúcho, até mesmo com requintes de humor. Botamos nossa pegada rock e a galera tem gostado muito.
Entre tapas e beijos: Porto, Gabão e Jô 
10.                 Qual banda de rock deveria pendurar as chuteiras ?

O Guns N Roses atual deixa muito a desejar quando comparamos com a época de Slash, Izzy e Cia.
Particularmente não me agrada o que o Axl Rose fez com a banda, mas ainda assim prefiro que continuem, uma hora nos surpreendem.

11.                 Em sua fase de roqueiro rebelde, você chegou a ser preso por invasão de uma propriedade, mas agora você resolveu estar ao lado da lei. Que conselho você daria a algum garoto que esta começando no rock pra ele não passar uma noite na cadeia ?

Não cheguei a ser preso, até porque era menor de idade, mas o fato é verídico. Minha intenção não era criminosa, apenas buscava um momento lúdico com minha então namorada, o que acabou não sendo nada romântico. Mas vamos ao conselho. As pesquisas revelam que pessoas que gostam de rock tem um QI superior ao restante da população. Então o rockeiro deve aproveitar isso e viver inteligentemente, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco e nem sequer experimentar drogas. Infelizmente muitos ídolos do rock que apesar da genialidade são maus exemplos tiveram fins trágicos como Jim Morrison e Kurt Cobain. O conselho é olhar nessas pessoas o que tinham de melhor e lamentar por não terem nos proporcionado ainda mais coisas maravilhosas, imaginem se eles tivessem se cuidado, talvez hoje não teríamos ouvido “eu quero tchu”. Então esse é o conselho, aproveitem a vida sem excessos, Sócrates já dizia isso muito antes de Cristo.

Fase rebelde, Porto tatua uma cocóta em suas costas
12.                 Qual foi a ultima coisa mais engraçada que o Jô aprontou ?

O Jô é um cara muito engraçado, sempre espontâneo. Ele faz umas imitações do Kiko do programa do Chaves que é realmente muito engraçado, não fica tão parecido, fica melhor.

Jô e seu fiel companheiro de aventuras, o Pato do Aqua Lokos
13.                 Nos tempos de Predadores vocês eram garotos prontos para armar uma confusão a qualquer momento, e uma grande encrenca que eu tive a oportunidade de conferir, foi no saudoso Vitrolão Rock Bar, onde no termino do show, um dos integrantes desferiu um soco na cara do outro, que desceu a porrada, gerando uma confusão generalizada na banda. Dias depois a banda estava no palco se apresentando novamente. Na época essas confusões eram culpa dos hormônios, drogas ou troca de garotas ?

Esse episódio é verídico não participei da briga, mas felizmente tratou-se de uma exceção, foi a única vez que membros da banda se agrediram fisicamente e hoje continuam sendo grandes amigos. Nunca nos envolvemos com drogas e nunca tivemos problemas com garotas entre a banda, o álcool certamente contribuiu para algumas brigas e discussões.
Nós 4 tínhamos um sonho intenso de ficarmos famosos e como é natural, alguns trabalhavam mais pra isso do que outros e foi cobrança de que todos trabalhassem mais que gerou muitos desentendimentos.

Predadores, comportados mas só na foto
14.                 Por um bom tempo a Predadores foi considerada a banda numero 1 da região, com um grande potencial, vocês chegaram a faturar grandes festivais de bandas a nível estadual. Qual o motivo pra banda não ter conseguido alcançar um espaço maior no rock ?

Não sei ao certo, mas esses desentendimentos de que falamos acabaram por desgastar a banda. Não tínhamos incentivos financeiros para tocar o projeto. Era muito raro alguma apresentação em que ganhávamos cachê. Mas ainda tocamos juntos e podemos retomar esses projetos a qualquer momento.

Faturando em Porto Alegre
15.                 Se tivesse que transar com uma das seguintes opções qual escolheria:

A.               Bianca Soares
B.                Gretchen
C.                Vera Verão

B. Gretchen, acho que ela nunca teve um pinto.

Portinho é fã da Gretchen 
16.                 Associação de palavras:

Alison Knak: Empenho 
Clebinho: Cachaça
Sasha Grey: Desconheço
Max Cavalera: Divertido
Masturbação: Necessário

17.                 Diga 3 pontos altos e 3 pontos baixos da sua carreira:

Vou começar pelos pontos baixos.

1.                 Show que estava marcado e não pudemos fazer há 6 anos atrás, porque eu estava muito bêbado e acabei brigando com o pessoal da Chá das Cinco. Eu temia que em pouco tempo estaria sem condições pra nada devido ao meu estado alcoólico.

2.                  Um show em Rio Pardo há uns 7 anos atrás me disseram que eu repetia muitas vezes que a gente tinha ganhado primeiro lugar em um festival em Porto Alegre, mais uma que boto na conta do álcool.

3.                 Show da virada do ano no Rock na Colina. Ajudei a organizar e não deu quase nada de público, foi uma frustração muito grande e como estávamos todos cansados, acabamos discutindo e botando a culpa uns nos outros, o que gerou uma briga pós show.

Lobos da Estepe viraram o ano foi na porrada!
E os pontos Altos

1.                 O primeiro festival da Unisc que ganhamos, nós tínhamos apenas 15 anos e até então não tínhamos vencido nem festival do colégio São Luis. Na ocasião também ganhei melhor vocalista. Não tenho palavras para descrever a alegria que senti por tudo isso.

2.                 Festival de talentos do bar Opinião em Porto Alegre. Fomos a ultima banda a tocar as 7:00 da manhã e conquistamos a maior premiação em nosso currículo a nível estadual.

3.                 A abertura do show do TNT na Ocktoberfest. Bem jovens e tivemos a oportunidade de conhecermos “gente grande” e dividirmos o palco com eles.

Predadores e TNT
18.                 Atualmente você abandonou o visual rocker de cabelos compridos e calças rasgadas. Você acha que o Luan Santana copiou o seu estilo de se vestir e o corte de cabelo ?

Certamente não! E nem o Thiago Porto copiou o Luan Santana.
Tenho um visual mais rock n roll nos shows da Wolkers, mas durante o dia a dia, o visual é mais sóbrio até mesmo porque sou advogado. Mas tenho vontade de deixar o cabelo crescer no novamente.

Luan Santana veste a mesma grife de Thiago Porto ?
19.                 Avalie de 1 a 10 os seguintes vocalistas, sendo 1 uma gralha e 10 um mestre do vocal:

Rodolfo(ex Raimundos):
7 Nota generosa, pois admiro a criatividade.

Dinho(Mamonas Assassinas):
9 mesma coisa, mas nesse caso a criatividade beira a genialidade.

 Roberto Carlos:
5 respeito o trabalho e é um grande compositor, mas a voz é feia demais na minha opinião.

Gustavo Lima:
6 o vocal não é ruim o estilo é que é.

Edu Falaschi(ex Angra):
9 grande vocal, só não dou 10 porque não é exatamente o estilo vocal que me agrada.

20.                 Ok Thiago chegamos ao final, muito obrigado pela sua atenção, nos diga o que podemos esperar daqui pra frente, e deixe seus contatos para shows, garotas solteiras e rapazes que admiram o seu talento.

Eu que agradeço Top!
Podem esperar de mim total entrega quando subir no palco.
Procuro passar toda a energia e dividir com a platéia.
Meu contato é 99213202 para shows. E as garotas solteiras precisam saber que o Porto esta namorando (Risos).

11 comentários:

  1. o publico da festa da virada tava todo perto do colina, tinha uma festa com várias bandas ali, foi foda, toquei lá *o*

    ResponderExcluir
  2. =| punheteiro detected |= kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom cara !!! Rachei de rir em muitos pontos hhehe !!

    ResponderExcluir
  4. Grande entrevista com uma grande figura do rock da região! Tanto o Porto, por todo seu trabalho, quanto o Top, por este quadro genial, estão de parabéns!

    Ah, e tenho muito a agradecer ao entrevistado, por ser o vocalista da banda que começou a me fazer sair de casa e ir para a noite curtir um rock. Devo muito ao Porto e a toda Predadores. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  5. ele é muito parecido com o Luan Santana

    ResponderExcluir
  6. "As 20 Questões" são os melhores posts do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. "As 20 questões" vai deixar saudades.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Big Black Dilson, mas ainda não é o fim...
    E volto a repetir, levem na brincadeira e não me crucifiquem em praça publica, obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Esse quadro é uma das coisas mais massa que já vi na net, principalmente os comentários nas fotos.

    ResponderExcluir
  10. "Fase rebelde, Porto tatua uma cocóta em suas costas"
    Rachei com essa véi! Sem duvida, Porto é um musico de dar inveja! Cantando AC/DC então... Simplesmente fantástico!
    Obs: "As 20 questões" é o que me faz visitar o blog na maioria das vezes!

    ResponderExcluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.