segunda-feira, 1 de outubro de 2012

My Bad Apple

   Olá

   Fazia um tempo que não dava as caras por aqui, pois as segundas-feiras tem sido um dia cada vez mais cheio. Mas isso faz parte, e o que eu trago hoje, para começar, é quase um "proteste já", parafraseando um famoso jornalístico/humorístico da televisão, pois hoje fui eu, bem feliz, adquirir dois ingressos para o show do Kiss em Porto Alegre, e a epopéia que se sucedeu é de estragar o dia de muita gente...





   Primeiramente, é fato que a procura de ingressos é uma grande incógnita. Iron Maiden e Bob Dylan foram eventos onde os ingressos se esgotaram em dias, mais precisamente, 2 ou 3, no máximo. O Metallica teve ingressos disponíveis até bem perto do evento, pois o local era infindável, e eles colocaram pra dentro quem tivesse grana pra comprar lugar na pista, mas quem queria ver de perto, tentar pegar uma palheta, se deu mal, pois os ingressos vip's acabaram ainda na primeira manhã e apenas alguns sortudos conseguiram bilhetes posteriores, vindos de algumas desistências. Shows como Aerosmith e Pearl Jam tiveram apenas setores esgotados, mas ingressos para a pista até o final. Com essa variedade de experiências passadas, muita gente prefere ir lá no primeiro dia e garantir o seu, e eu fiz o mesmo. Outro problema é a inexplicável "taxa de conveniência". Não tem sentido cobrar uma taxa sobre um ingresso comercializado por meio eletrônico, onde não houve gastos com a contratação de pessoal, nem de espaço físico, para realizar a transação. Tal taxa nessa ocasião é de "apenas" 20% do ingresso, um absurdo. Os ingressos estão por R$  190,00 (arquibancadas), R$ 230,00 (pista), R$ 320,00 (cadeiras) e R$ 420,00 (budzone, a pista vip). Já estão bem caros, e coloque aí 20% em cada... A taxa para a compra do ingresso mais caro chega a R$ 84,00... Decidi pegar a fila...

    Grana curta, fim de mês, até acho que se esperassem mais alguns dias para abrir as vendas, cinco dias só, eu por exemplo, compraria um ingresso melhor, e talvez até o faça, mas o fato é que me contentei por enquanto com a arquibancada. Saí hoje em busca do meu ingresso, chegando no ponto de vendas (Multisom da Rua dos Andradas, 1001), e encontrei entre 30 e 40 pessoas ainda na fila. A venda se iniciou, como sempre, às 11 horas da manhã, o que pra mim já não tem cabimento algum, não há um motivo decente para não começar mais cedo. Logo me chamou atenção que a fila não andava, faziam 30 minutos que havia chegado ali e não tinha andado nem um passo sequer. Conversando com o pessoal em volta, pedi que guardassem meu lugar, e fui dar uma espiada lá na frente, e me deparei com a cena mais ridícula e descabida que vi nestes anos de compra de ingresso para assistir meus shows: 1 guichê, improvisado no meio da loja, com um note e uma impressora, e dois funcionários, atendendo uma demanda enorme de pessoas, e pra piorar, na velocidade com que o Ronaldinho vai bater escanteio quando o time dele tá vencendo por 1 x 0 aos 48 do segundo tempo... 


   As coisas se deram neste ritmo, e claro, o sistema caiu no meio disso tudo, e depois de 3 horas, consegui chegar até o "guichê", ou seja, foram atendidas umas 40 pessoas em 3 horas. Foi então que me deparei com outro absurdo: Nem todos os setores eram providos do "desconto" para estudante, e um rapaz que estava em minha frente na fila, não conseguiu comprar as duas entradas para a "budzone" pois não tinha consigo dinheiro suficiente para o valor delas no total, sem o desconto. O pior é que 20% de desconto já é ilegal... e acho que está na hora de começar a mexer nossas respectivas bundas e cobrar o que a lei determina. Foda-se que seja o Kiss, eu pretendo me  informar a fundo sobre isso, e certamente farei, no mínimo, uma reclamação ao Procon.
   Outro problema, muito tosco, e totalmente evitável, é que a documentação exigida para receber tal desconto para estudantes não estava totalmente clara. Os sites de música traziam mais informações do que  o site da empresa que realiza a venda das entradas. Consequentemente, muita, mas muita gente, teve "percalços" para conseguir o desconto, já que eram exigidos identidade, cpf, documento com foto comprovando ser estudante... Resultado, consegui desconto apenas em um deles, pois no outro estava sem todos estes documentos. Inclusive, pra enterrar alguém, cobram menos documentos...



   Enfim, foi assim que às 3:40 da tarde de hoje, consegui garantir minha presença no show do Kiss, no dia 14 de novembro. Mas eu me imagino o que Gene Simmons diria vendo uma esculhambação logística dessas... 

   As coisas ainda são assim por aqui por que ninguém reclama, e os shows são tão especiais para nós, até hoje tão raros, alguns deles dificilmente se repetirão (Kiss eu acho que é um caso), que nos submetemos à isso para ver nossos ídolos. Mas assim como temos um governo à nossa altura, recebemos serviços à altura da nossa exigência, e acho que está na hora de sermos mais exigentes.

Fotos? Não, pra melhorar tudo, ainda estava chovendo, e não era pouco...



    Como dizia, o maior problema é que ao ver nossos ídolos, todos esses problemas são esquecidos, e nós assistimos momentos pelos quais esperamos a vida toda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.