segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cinema Rock: Sons Of Anarchy

   Hoje o assunto do quadro não é um filme, mas um seriado... e que seriado.

   (Meu plano era colocar a matéria antes do Oktobermoto, mas não tive oportunidade nem de chegar perto do computador na sexta e no sábado)

   Sons Of Anarchy é um seriado que faz alusão a muitas coisas que me fascinam: motos, rock n' roll, e uma vida "fora da lei". Lá nos primórdios do blog, quase um ano atrás, eu comecei escrevendo aqui ainda sem saber muito sobre o quê escrever, além dos reviews. Peguei um livro que andava lendo: Hell's Angels, de Hunter Thompson. O que eu fiz foi usar o depoimento de um jornalista que viveu entre os famosos Hells Angels, para analisar vários mitos que foram criados, exagerados e fundaram todo esse culto sobre a vida em duas rodas. Embora meu entusiasmo sobre o assunto ás vezes atrapalhasse minha análise de alguns pontos negativos dessa turma, se lhe interessar, pode dar uma lida no que eu escrevi aqui, e aqui.

   Nesses textos abordei a origem desses caras, que é o retorno de soldados da 2ª Guerra Mundial, que com problemas de readaptação à vida na sociedade americana, se tornam errantes na sociedade, e encontram na vida em comunidade, em torno de um hobbie ou paixão, a forma de se ajustar. Sons Of Anarchy aborda o destino da segunda leva de desajustados, e mentalmente comprometidos, jovens americanos: o fim da Guerra do Vietnã. Ao retornar da guerra, John Teller resolve fundar uma irmandade, junto com seus companheiros de esquadrão. John funda os Sons Of Anarchy, com uma ideologia utópica, como um simples grupo de amigos que busca se divertir com vento da estrada.


   Esse é o pano de fundo da história (muito resumido), que começa a ser contada partindo dos dias atuais, tendo como personagem principal Jackson Teller (Jax). A situação que nos deparamos é bem diferente da proposta original, temos uma legítima gangue, que obtém lucro através de sua oficina de motos (a fachada), do tráfico de armas, e em muitas outras atividades ilícitas que são abordadas durante o seriado, entre elas: pornografia, prostituição, taxa de proteção, ágio, etc...

   O melhor disso tudo, é que estes assuntos pesados são abordados sem quase nenhuma censura, sendo o primeiro episódio exemplar: uma jovem grávida injetando anfetaminas em si mesma, tendo parto prematuro de um bebê com má formação. Sem contar nos inúmeros miolos que já voaram até o atual 6º episódio da quinta temporada. Mas voltando a falar da história, os conflitos internos da gangue são o foco, e eles iniciam quando Jax encontra um texto deixado por seu pai, onde ele descreve o seu projeto para os Sons Of Anarchy, e mais tarde, quando encontra cartas de seu pai onde o mesmo previa que iria morrer, e deixava lá  o nome dos prováveis culpados...




   Mas deixando o roteiro para ser descoberto... Preciso comentar as referências feitas à cultura da motocicleta. No meu primeiro texto, que "linkei" lá no início, há a seguinte frase:
   " Nós somos o um por cento, cara. O um por cento que não se ajusta e não está nem aí..."
   Se tu reparar na mesa de sinuca que há no bar, verás lá apenas um letreiro dizendo: 1%. Mas isso é detalhe que só quem é muito aficionado repara, mas algo que salta mais aos olhos, ou melhor, aos ouvidos, é a trilha sonora, que é incrível.

   Começando pelas "estrelas" da trilha... que é composta quase toda por gente relativamente no rock n' roll, e principalmente o blues e southern rock, com algumas botinadas de hard rock aqui e ali. Os famosos que citei são a dupla (guitarra e bateria, para tristeza dos baixistas...) The Black Keys, que vem fazendo muito sucesso no gênero alternativo com o seu último álbum "El Camino". Eu, pessoalmente, gosto muito dos dois primeiros discos, e uma das melhores músicas da trilha sonora de SOA vem do segundo álbum, o "Thickfreakness", que é Hard Row:



    Uma banda que o SOA me apresentou, foi o Fu Manchu, que faz um som que fica entre o Hard, o Stoner, ou sei lá o que, só sei que eu curti pra caralho!




    Outra música que me agradou demais quando ouvi pela primeira vez foi Slip Kid, pelo Anvil, mas aí já é caso mais antigo...



    Assistindo SOA, você certamente notará um personagem muito peculiar... Chibs, um irlandês que tem um sorriso "a lá Coringa", um presentinho ganho em seu passado sombrio, quando era membro do IRA... enfim... vocês verão. Quando a sua história é contada, somos brindados com essa trilha:



   Até agora só citei bandas boas, e nem tão conhecidas que estão na trilha de SOA, mas é claro que os dinossauros também estão por lá. Temos momentos incríveis ao som de Fortunate Son, numa versão acústica e instrumental.

   



   Enfim, chega de escrever, de postar vídeos  e etc... Assista, vale muito a pena!

   "... there's a house, on Charming Town...."

6 comentários:

  1. Uma série que faz valer a pena eu ter conhecido o Marcio. Pois foi na fila do show do Pearl Jam, onde conversamos bastante, quando ele me recomendou ela.
    Bem, Sons of Anarchy me viciou totalmente, e é hoje uma das minhas séries preferidas (dentro das dramáticas, provavelmente a melhor).
    Recomendo muito mesmo que assistam... tenho certeza que qualquer rockeiro irá curtir.
    Baixem aqui: http://www.serieslider.com/download/sons-of-anarchy/
    Ou em torrent aqui: http://www.series-torrent.com.br/2009/05/sons-of-anarchy-2008.html

    ResponderExcluir
  2. Baita série (minha preferida) e baita trilha sonora! Também descobri muitas bandas fodas aí: Fu Manchu, Black Keys, Fireball Ministry, Lions entre outras!

    ResponderExcluir
  3. Bah, não coloquei 10% das bandas boas que tocam na trilha. É algo fora do comum o nível da trilha sonora.

    Mais tarde lembrei que não coloquei o Clutch:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CCzuHgM_50E

    ResponderExcluir
  4. E no último agora, que rolou The Passenger do Iggy Pop! Muito foda. Essa quinta temporada tá demais!!

    ResponderExcluir
  5. Sou muito fã desta série e amo demais a trilha sonora. Só "sonzasso"!!!

    ResponderExcluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.