terça-feira, 13 de março de 2012

Te Liga Nesse Som - Hellyeah


      Já disse por aqui em alguma matéria, que o country e o southernrock figuram na minha estante de discos no mesmo patamar do hard rock e do heavy metal, e não é difícil de imaginar que qualquer mistura dos estilos citados atrai minha curiosidade. Foi assim, numa belo fim de semana, entre um exercício de química analítica e outro de eletricidade/instrumentação, ao dar uma ratiada pelo youtube, que me daparei com o Hellyeah, um grupo texano que reúne o heavy metal com o southernrock, como havia de ser em uma boa banda de rock texana, de uma maneira que me chamou muita atenção.



      No fim dos anos 90, início dos anos 2000, tivemos o surgimento de vários “supergrupos”, e dessa época os que mais me marcaram foram o Velvet Revolver, com aquela mistura inusitada de ex-membros do Guns N’ Roses, Wasted Youth e Stone Temple Pilots, e o Audioslave, que do Rage Against The Machine e Soundgarden criou uma nova identidade musical que até hoje deixa saudade. Na mesma época Chad Gray e Greg Tribbett, do Mudvayne, Tom Maxwell, do Nothingface, Bob Zilla do Damageplan e Vinnie Paul, ex-baterista do Pantera, resolveram montar o seu supergrupo (não tão "super" quanto os outros citados, mas a a situação era a mesma), porém, por conta de turnês de suas bandas, o projeto foi sendo adiado, até que em 2007 eles resolveram por a mão na massa, e em menos de 1 mês, gravando no estúdio pessoal do amigo Dimebag Barell, finalizaram o primeiro disco, auto-intitulado, na época ainda com Jerry Montano no baixo, que só ao sair no fim daquele ano, deu lugar à Bob Zilla.



O álbum conseguiu algum sucesso, entrando na Billboard 200 e recebendo boas críticas, e rendendo ótimos clipes, que seguem após o texto. Analisando a origem dos músicos envolvidos, nota-se claramente a intenção de incluir uma sonoridade sulista nas composições, e acho que eles fazem isso com maestria, e passando ao peso do trash metal nos devidos momentos, se tornam uma ótima banda para ouvir enquanto se toma um Jack Daniel’s... acreditem, eu testei. A banda lançou recentemente um novo trabalho, Stampede, que não achei superior ao primeiro, mas que mantém um bom nível dentro da proposta da banda.

Fica aí a dica de mais uma boa banda, na minha opinião, e que não sei como conseguir seu material http://www.heavymetalcenter.net/2011/05/hellyeah-discografia-completa-download.html


















5 comentários:

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.