sábado, 13 de julho de 2013

O Rock e seu dia em Santa Cruz!



      O rock vive e, neste sábado, é mais uma vez exaltado por todos. Mas, para quem é um adepto deste gênero musical, não existe um dia que não seja o dia do rock. Pois sem dúvidas, neste caso, a música ultrapassou as barreiras do som, e se tornou um estilo de levar a vida. Mesmo assim, neste 13 de julho, não faltam motivos para comemorar. E também não vão faltar oportunidades.

      A agenda em Santa Cruz do Sul está lotada de festas rock and roll. E assim deve ser também por todo o mundo. O estilo que surgiu há mais de 60 anos, e que já foi dado como morto muitas vezes, mostra que ainda é forte. Bandas novas surgem todos os dias. E, aquelas clássicas de décadas atrás, continuam forte e movimentando multidões. Pois o rock não é só uma música para se ouvir no rádio, o rock se vive.

      Camisetas pretas, cabelos compridos, tatuagens, tênis all star, calças rasgadas ou até nada disso. O estilo depende de cada um, de qual vertente do rock a pessoa se identificou. De Beatles, lá nos anos 60, ao Metallica, dos anos 80. Dos vocais gritados e solos de guitarra do Led Zeppelin, ao som simples e inovador do Strokes. Ou, quem sabe, do obscuro e pesado estilo criado pelo Black Sabbath até o ritmo dançante e eletrônico do Michael Jackson. O rock abrange todos e cada pessoa que gosta do estilo tem uma fase preferida, aquela música especial e a banda que dá sentido a vida.

      Nos dias de hoje, o rock segue universal, e aqui em Santa Cruz bandas ainda surgem e investem no sonho de ganhar a vida com o rock and roll. Para uma delas, o dia do rock é mais do que especial. Foi em um 13 de julho que o guitarrista e vocalista Rafael Koehler teve a ideia de iniciar sua nova banda, Justo Meio. “Para que curte, sabe a importância do Dia Mundial do Rock. Não foi combinado, mas foi em uma festa em um dia desses que tivemos a ideia de montar uma banda”, conta o músico que é conhecido como Finha.

      A Justo Meio comemora neste sábado quatro anos de vida. E não poderia estar em momento melhor. A banda está lançando seu primeiro CD. “Serão oito músicas, incluindo o single Cão da Rua, que foi gravado no estúdio Boca de Sons. O resto foi feito no meu home studio e masterizado pelo estúdio Banho Maria”, explica. O CD não terá versão física. Por enquanto, apenas foi disponibilizado um link no blog da banda, para quem quiser baixar gratuitamente.

      Mas, terá lançamento oficial. Neste sábado, a partir das 16 horas, a Justo Meio fará o seu Woodstock no pórtico de entrada do Parque da Oktoberfest. “Sempre sonhamos em lançar nosso álbum ali. É um lugar especial para nós, onde paramos muitas vezes antes dos nossos shows. Será uma tarde em clima de paz e rock and roll, que também servirá de aquecimento para a noite do dia do rock”, destaca o guitarrista.

Dia do Rock


      A data que ficou marcada como Dia Mundial do Rock é 13 de julho, graças a um festival ocorrido em 1985, chamado Live Aid. Organizado pelo músico e ator Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, contou com nomes de peso da música internacional e teve um fim social. Toda a renda arrecadada seria destinada para combater a fome na Africa.

      O festival ocorreu de forma simultânea em Londres, no Wembley Stadium  e no JFK Stadium, na Filadélfia. Contou com nomes como Paul McCartney, The Who, Elton John, Black Sabbath, U2, Dire Straits, David Bowie, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Bob Dylan, Rolling Stones, Queen e muitos outros. Foi considerado o maior festival de música desde o Woodstock, de 1969.

      O Live Aid conseguiu em 16 horas de show acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo miserável da África. A partir dai, o Rock passou a se voltar mais para causas sociais, como é feito até hoje em festivais por todo o mundo.

No próximo post, a agenda completa de festas neste dia do rock em Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.