sexta-feira, 5 de julho de 2013

Festival com o melhor do Rock Gaúcho!



      Amanhã um grande festival exaltará o rock gaúcho em Igrejinha. Esse denominação regional que, ao longo dos anos se tornou até um estilo musical diferenciado, segue com força e em constante renovação. A prova disso estará no palco do Parque da Oktoberfest — infelizmente não de Santa Cruz — na cidade que fica na região metropolitana de Porto Alegre. A festa comemora os oito anos do rock bar Tio Remi, clássico da região.

      Vamos a escalação: representando os primórdios do rock gaúcho, o supergrupo Tenente Cascavel, que resgata clássicos oitentistas das bandas TNT e Cascavelletes, Graforréia Xilarmônica, surgida no final dos anos 80 e Tequila Baby, o grande nome do punk, formada em 1994. Já chegando nos anos 2000, Cachorro Grande, uma das maiores do atual rock do Estado, e Vera Loca. Ainda não tão conhecidas, as bandas RS115 e Tocata y Fuga vão apresentar seus trabalhos em meio a tantos clássicos. Representante estrangeira neste festival gaúcho, é a banda Nervosa, de São Paulo, que, formada apenas por garotas, investe forte no thrash metal.

      Para uma cidade que tem aproximadamente 30 mil habitantes como Igrejinha, um festival deste tamanho é de causar inveja a lugares como, por exemplo, Santa Cruz do Sul. Mas, conforme o Diretor Técnico e Artístico do bar Tio Remi, Aguiovani Oliveira, o segredo é fazer o que o público quer, sem cobrar preços abusivos. “Se querem a banda Matanza, trazemos Matanza. Se querem Tequila Baby, é o que damos a eles. Sempre cobrando um preço justo e dando espaço para o crescimento das bandas da região”, explicou Oliveira.

      Conforme o diretor, esse é o segundo grande festival de aniversário do bar e a ideia é crescer. “Seguimos exaltando o clássico do rock gaúcho e dando espaço para bandas daqui. Porém, não descarto a possibilidade de trazer grupos de fora do Estado, como é o caso da Nervosa neste ano”, conta Oliveira. Ele ressata que bandas como a paulista e as duas gaúchas que não são tão conhecidas, expõem um estilo do bar de abrir espaço para novidades. “Queremos dar a oportunidade do rock gaúcho e nacional seguir vivo e crescendo. Por isso damos a oportunidade de bandas não tão conhecidas tocarem, muitas vezes, com seus ídolos.”


Tocata y Fuga — 20 horas — http://www.tocatayfuga.com.br/
A primeira banda a subir no palco é gaúcha, formada em 2005, mas não tão conhecida pelo público em geral. Tocata y Fuga é composta por Gustavo Malagigi no vocal, Tiago Oliveira na guitarra, Leonardo Kohlrausch no baixo e Andrei Dietrich na bateria. O show é para agitar o público que estiver desde o começo no local. Deve contar com um misto de rock setentista com o heavy metal dos anos 80, indo de Led Zeppelin e Deep Purple até Metallica e Iron Maiden. A banda também investe em músicas próprias, com influências de Black Sabbath e Jethro Tull, que certamente serão apresentadas no festival.

Graforréia Xilarmônica — 21 horas — https://www.facebook.com/GXoficial
Segundo show do festival traz já uma das clássicas bandas do Estado. Formada por Frank Jorge, ex Cascavelletes, em 1987, a Graforréia Xilarmônica tem uma canção que é considerada hino gaúcho: Amigo Punk! Além disso, o show conta com diversos outros clássicos e a irreverência característica da banda, conhecida pelo seu som bem humorado, divertido e despreocupado, com alguns toques de música nativista.


Vera Loca — 22 horas — http://www.veraloca.com
Outra banda gaúcha, essa da geração mais recente, é a terceira atração do festival. Vera Loca, formada em 2001, já tem quatro álbuns lançados e um sucesso crescente nas rádios do Estado. Com seu hit Borracho y Loco, versão de  um clássico do rock argentino gravado originalmente pela banda Los Enanitos Verdes, o grupo se tornou conhecido por todo o País. Recentemente, gravaram um DVD ao vivo no bar Opinião, em Porto Alegre, onde lançaram um novo single: Graffiti, outra verão, desta vez da banda Inmigrantes.

Tenente Cascavel — 23h30 — https://myspace.com/tenentecascavel
O quarto show, no auge da festa, é da banda que reune dois dos maiores nomes do rock gaúcho: TNT e Cascavelletes. As duas clássicas do rock nacional dos anos 80, se reuniram na Tenente Cascavel. Formada por Tchê Gomes e Márcio Petracco, ex TNT, e Luciano Albo, ex Cascavelletes, junto com o baterista Paulo Arcari, eles revivem hits que todo mundo canta junto, como Não Sei, Cachorro Louco, Sob Um Céu de Blues e Jéssica Rose. Além disso, exitem também composições próprias que seguem o estilo criado pelos próprios há quase 30 anos.

RS115 — 00h30 — http://www.rs115.com/
Banda formada em 2004 e que, desde 2009, vem investindo apenas em música autoral. O show destes gaúchos deve apresentar músicas do seu primeiro EP, lançado no começo deste ano. A banda, na formação atual, segue uma linha rock and roll e pop rock, mas com uma sonoridade de anos 80. Ela traz o peso das bandas tradicionais da época e suas peculiaridades. O EP, chamado de O Bom e Velho Rock And Roll, pode ser ouvido na íntegra no site dos caras.

Cachorro Grande — 1h30 — http://www.cachorrogrande.com.br/
Uma das maiores bandas do rock gaúchos dos últimos tempos, a Cachorro Grande lançou neste ano seu primeiro DVD. Gravado no Rio de Janeiro, o show conta com clássicas dos seis discos da banda, que faz apresentações por todo o país e tem hits como Lunático, Você Não Sabe o Que Perdeu, Sinceramente e Dia Perfeito. Os integrantes são Beto Bruno, Marcelo Gross, Rodolfo Krieger, Pedro Pelotas e Gabriel Azambuja, e o disco de inéditas mais recente se chama Baixo Augusta, com o single Difícil de Segurar.

Nervosa — 3 horas — http://www.nervosa.com.br/
A única banda que vem de fora do Rio Grande do Sul, também se destaca por ser a que tocará o som mais pesado da noite. Com seu thrash metal, o trio Nervosa, é formado apenas por garotas. Com influência de Slayer, Sepultura e Exodus, essas meninas viajam por todo o País, surpreendendo e agitando. Ainda sem nenhum material lançado, a banda deve ter seu primeiro álbum ainda neste ano. No momento, as três metaleiras dividem seu tempo entre shows e gravações em um estúdio paulista.

Tequila Baby — 4 horas — http://www.tequilababy.com.br
Encerrando o festival, já dentro da madrugada de domingo, outro gigante do rock gaúcho. O punk da Tequila Baby promete fazer o público se agitar ainda no final do festival. Formada em Porto Alegre, em 1994, a banda tem em sua frente o vocal gritado de Duda Calvin, que irá entoar clássicos como Velhas Fotos, Melhor do Que Você Pensa e Sexo Algemas e Cinta-Liga. Ano passado, a banda lançou o álbum Por Onde Você Andava?, mantendo o punk rock vivo no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.