terça-feira, 25 de setembro de 2012

3º Lost Festival - Review!


      Demorou mais veio. Vou tentar falar um pouco sobre este festival que ocorreu algumas semanas atrás só para deixar o registro. Logo após eu voltar de lá, escrevi um post falando sobre a saudade que eu tava de festas como aquela, e já deixei grande parte das minhas impressões lá. Porem, é justo com algo que foi tanto trabalhado ter um post em especial para falar sobre. Pois, naquele dia revivi um sentimento que há tempos não sentia, algo de verdadeiro no rock independente.

      O local do Lost Festival foi trocado de última hora, algumas bandas cancelaram (sei da Avalanche e da Caution, duas de Santa Cruz) e ficava no ar uma certa insegurança sobre se ia mesmo dar certo a festa. Leigo de localização, achei que iria me perder muito antes de colocar os pés na Associação Atlética Tabacos Marasca, onde seria o Lost. Porem, foi muito mais fácil do que esperava, e uma hora antes do previsto para a primeira banda começar, eu já estava lá. E dale trago!

      A abertura da noite ficou por conta da Blair, de Caçapava do Sul que soube muito bem como pegar um público mais frio e anima-lo. Mandou várias clássicas do Iron, do Sabbath, do Alice in Chains e do Audioslave. Negócio de qualidade mesmo! Já estava provando que tinha valido a pena sair de casa e ir até Venâncio curtir um rock and roll. Porem, pessoal ainda sóbrio, nada daquele clima clássico dos festivais.

      Isso lá dentro, pois no espaço externo, se via cada vez mais gente e cada minuto mais loucuras. O pessoal, bebendo kits escorados em carros e ônibus começava a se animar. Logo chegaram caravanas de Rio Pardo, Porto Alegre e Pelotas (eu acho). O campo ia ficando lotado. A Blair fez um show curto e logo se retirou do palco para dar lugar a uma banda da casa. O show da Bad Wolf eu vi pouco, eles começaram com System, se não me engano. Mas, eu logo fiquei preocupado com falta de trago e fui até uma distribuidora comprar mais. Quando voltei, o show já tinha acabado. Pelo menos tinha um velho barreiro cheio!

      Foi na terceira banda que tivemos o grande momento da noite. Já havia os visto aqui em Santa Cruz e feito um post elogiando muito o show deles. Mas, na Sunset o negócio foi meio parado. Foda mesmo foi no Lost. Era inacreditável o que acontecia durante o show da Garage Inc., que fez um baita de um cover de Metallica! Em todas as músicas era uma loucura total. O público todo entrou e lotou totalmente o espaço. Logo os mais exaltados começaram a subir nas estruturas da casa, as janelas foram abertas e o pessoal subiu nelas também. Roda punk rolava direto, e bem no estilo de Venâncio - grandes e com força total!


      Sobre a banda e as músicas tocadas, nem preciso dizer muita coisa. Os caras faze um dos melhores covers de Metallica que eu já vi. Tocam as clássicas e várias outras que não estamos tão acostumados a ouvir. Destaque pra Master of Puppets e Battery, que foram pra quebrar tudo mesmo! Durante o show da Garage, gastei quase toda minha grana em ceva (3 por 10, sempre uma boa) pra passar o calorão que aquele show tava dando, já que meu velho barreiro estava quente e no final. Isso explica o pouco que sei do que aconteceu depois.

      A banda que deu sequencia, após aquela loucura que tivemos durante todo aquele Metallica, foi a única santa-cruzense das três confirmadas, que foi para o Lost - Devilcrusher! Mas, acho que todos estavam exaustos depois do cover da Garage e não tinham mais forças para agitar tanto. Foi um show pesado, como sempre, tocando suas ótimas músicas próprias e alguns covers. Mas, durante quase todo o tempo estava conversando com o pessoal da banda anterior, que se reuniu nos carros que eles vieram de Caxias até Venâncio. Foi muito bom saber deles que curtem muito tocar por aqui e que leem o blog! Ficaram felizes em conhecer o cara que havia escrito o review do show que eles fizeram na Sunset. E assim deixaram a noite daquele bêbado mais feliz ainda.

      Após a Devil, acredito que tenha tocado a Cacife, que veio de Porto Alegre fazer um cover de Pantera. E, por mais que eu tenha até tirado algumas fotos e estava esperando bastante pra ver esses caras tocarem, não lembro de nada. Pouco lembro também do que aconteceu depois. Acho que foi um cover de Nirvana com a Phator RH, de Rio Pardo. Já as bandas Bullet, também da capital e Sweet Virgin, de Pelotas, eu não me recordo nada. Peço desculpas, mas como já falei, tava num baita trago, aproveitando um grande festival que me fez viver o rock de verdade outra vez. Quem tava lá sabe o quanto foi foda e deve me entender.

      Parabéns ao Roberto Oliveira, que até onde eu sei foi o organizador do evento, que passou por cima de todas as dificuldades e promoveu um festival de verdade. Foi foda. Aguardo pelos próximos. Dia 13 de outubro tem Venus Rock Festival e mais uma vez vou para Venâncio curtir como nas antigas... Logo mais sobre isso aqui no Vales. E, pelo que vi, já tem mais um Lost marcado para dezembro. Coisa boa!

Logo, mais fotos - tá demorando pra passar do meu celular pro pc

5 comentários:

  1. Algumas coisinhas que tenho, pessoalmente, observado e que gostaria de comentar:

    -O festival foi muito mal divulgado - bandas cancelaram por não saber se o festival ia, deveras acontecer, e houve várias bandas perdidas na cidade porque o local era difícil de encontrar e provavelmente não fora muito bem explicado(sei porque compareci e um amigo meu foi catar o ônibus de uma das bandas no pórtico da cidade);

    -De 3 edições do festival foi o único que presenciei que deu relativamente certo, o segundo foi um dos piores festivais que a cidade ja viu(logo após o Doctor Hell, que fora organizado pela mesma pessoa e apenas compareceram as bandas e namoradas, basicamente);

    -O equipamento disposto no festival deu vários problemas como: ausência de bateria e microfonias pesadas. Muitos irão dizer que é culpa de quem instalou o som mas eu discordo pois esses detalhes estão à cargo do organizador que fecha os contratos, que deve arcar com imprevistos;

    -A próxima edição marcada pra dezembro coincide com a data da próxima edição do Hellemento's, que estava marcado há mais de mês e havia um consenso entre os organizdores(do Lost e do Hellemento's) para não organizarem festivais no mesmo mês e, consequentemente, festivais de maior sucesso. O organizador foi covarde em marcar na mesma data e não cancelar, como lhe fora solicitado por causa do consenso que de fato fora discutido pessoalmente e não era apenas uma idéia de bom senso no ar

    Isso não é tudo que tenho a falar pois outros detalhes são confidenciais e pessoais, não profissionais(ou seja, não têm a ver, esses detalhes, com o festival e sim com discordâncias minhas). Acredito que a matéria foi um tanto otimista demais. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Wow. Bem, posso explicar meu otimismo pelo meu nível de álcool. Tava achando tudo lindo... hahahaha.
    Mas, são considerações importantes. Eu me diverti demais, e isso que levei principalmente em conta. A mudança de local e tudo o mais que teve por trás eu não faço ideia, pois não me envolvi nem um pouco com a organização e divulgação, por até não conhecer os envolvidos.
    Foi o primeiro Lost que eu fui. Me diverti e vi muita gente se divertindo. Problemas sempre existem, e organizar um festival não é fácil. Mas, isso de marcar o próximo para o mesmo dia é sacanagem mesmo. Até aqui em Santa Cruz, quando Legend e Sunset marcam festas pro mesmo dia é um saco, imagina dois festivais em uma cidade onde os eventos são praticamente apenas mensais. Não dá!

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo que falou da blair , apenas hj que fui ler este artigo , sou diandro vocalista da banda , obrigado mesmo :D

    ResponderExcluir
  4. PESSOAL DE CAÇAPAVA SÓ TEM A AGRADECER AO FESTIVAL BANDA BLAIR ABRIU O LOST DEU SHOW TODAS AS OUTRAS BANDAS ARREBENTARAM, E É ISSO AI ROCK N' ROLL A NOITE INTEIRA.....PARABÉNS PELO BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ao pessoal da Blair! Fizeram um baita show e espero ver vocês outra vez aqui pela região!

      Excluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.