quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As 20 Questões - Edi Raztilho


      Doze anos de estrada e muita história pra contar, esse é o Edson Balparda, ou melhor o Edi da RaztilhoApertem os cintos amiguinhos, porque as 20 Questões estão de volta!

Edi


1- Qual foi sua primeira influencia musical?
      Tive várias influências, mas Ramones em 1993 e depois Raimundos em 1995. O primeiro Album dos Raimundos foi divino e o segundo não ficou atras não. Agora me desculpem os demais, mas o álbum Locolive dos Ramones, esse arrepia até hoje quando ouço. Cheguei a tocar de cabo a rabo com os amigos Fabio Mahl, Feneco e Just Clash numa das primeiras formações da Raztilho.

2- Conte um pouco sobre as bandas que você ja fez parte?
      Poxa cara já fiz parte de algumas bandas legais sim. Trauma (1995) The Sharks (1999). Pô vou falar da The Sharks que acho ter sido na minha humilde opinião a melhor delas, depois da Raztilho, é claro!
      Cara toquei com caras que tinham “N” influências.Um cara curtia Iron , outro Jota Quest, outro Charlie Brown, outro Tequila baby e dali saia muita loucura! Mas foi uma época legal da minha vida, foi o que me deu o caminho pra seguir e formar a Raztilho em 2001. Com certeza!

3-Voce conseguiu a proeza de completar a marca de mais de 500 shows, como conseguiu esta façanha ? 

Grande Vovô Garoto!
      Cara se você for pensar e ver hoje com neguinho do sertanejo que faz 300 shows no ano, pra uma banda que tem 12 anos está bem abaixo. Mas para uma banda considerada pequena e do interior se você for analizar está muito bom. Teve uma época em que agente aceitava tocar o que tivesse. Tudo mesmo, desde velório até posse de sindico, inauguração de carrinho de pipoca e tal, a gente queria quantidade! Fazer valer a máxima que diz ,”Quem não é visto não é lembrado”. Teve um ano em que tocamos 70 shows, uma correria desgraçada e acaba cansando até pela falta de estrutura mesmo, mas depois fomos vendo que isso não era tão importante quanto fazer 3 ou 4 que marcasse nossas vidas entende. Shows que valessem a pena mesmo. Preferimos hoje fazer 5 shows no mês em que subimos no palco arrepiados e detonamos o nosso melhor, olhamos o publico pirando e curtindo do que 15 ou mais no mes pra cumprir tabela digamos assim. Só pra cumprirmos a agenda porque ali no protocolo assim estava descrita, “fazer a famosa social” .

4- Em 12 anos de banda Raztilho você já desfrutou de um pouco de glamour e fama ?

Uma mistura de Waldick Soriano com Duda Calvin
      Cara já vivi sim dias de estrela 2 ou 14 vezes depois de sair do Jornal do almoço onde a Raztilho tinha aparecido, ou outro situação parecida ou do gênero, onde o pessoal chegava e dizia “e aí cara te vi na TV” , mas nunca me subiu a cabeça não. Sempre fui o mesmo cara da COHAB e tal, tranquilo e nunca neguei minhas origens. Peguei uma fama de nojento, cheio e tal, nesse meio das bandas,  mas te confesso que não sei o por que. Acho que deve ser porque sempre disse o que pensava e as vezes soava meio polêmico, nem sempre minhas declarações agradavam a maioria. Mas quem me conhece mesmo, de verdade, sabe como eu realmente sou.

5- Se caso a banda algum dia não der certo você aposta em um plano B?
      Infelizmente não tenho Plano B cara. Vivo, respiro, como e bebo Raztilho desde 01/01/2001. Não tenho alternativa nenhuma. Uso todo o meu tempo planejando ações para a Raztilho. Logotipos, musicas, shows, contatos, ou mesmo estudos sobre mercado da musica em geral, enfim vivo em prol da banda e farei isso até o dia em que eu ainda achar que tenho algo pra dar, algo que possa acrescentar no projeto. Caso esse dia chegue eu pensarei aí sim em um provável plano B. Dai deve ter neguinho falando... bahhh mas esse cara vive de que? Classica essa, hein!?  Pra deixar bem claro, tenho sim meu trabalho, minha familia e tudo mais, meu cachorro, uma vida normal como todo mundo se é que assim fica mais claro. Mas repito, que tudo o que faço, arrecado, economizo etc, é em prol da Raztilho.

6- Vocês estavam trabalhando com um produtor e agora estão com o Vini Tonello que é um produtor renomado e com discos de ouro no currículo, como foi esta mudança ?
      Cara, trabalhavamos com um produtor Argentino mas não deu muito certo aí então conhecemos o Vinicius Tonello. O Vini é um cara de outro mundo, uma mente brilhante do mundo da musica. Um cara que gravou desde Milionário e José rico (ícones do Sertanejo) até Papas da Língua, Reação em cadeia, inclusive com discos de ouro nos 2 primeiros discos da Reação em Cadeia onde ele produziu. O cara é um gênio! Trabalhou por quase 20 anos na ACIT (uma das maiores gravadoras do estado) integrou a Rosa Tattooada por anos (TOP GUN é fã dele também hehehe). Esse é nosso produtor musical. Se você pegar nosso trabalho antes dele e depois e ouvir, vai jurar que são bandas diferentes tocando, pois nada soa igual. Mas o time não fica por aí, nós temos o Zé Lau nosso produtor artistico, o cara é outra figuraça com idéias incomuns e não menos fantásticas do que as do Vini, enfim é o cara que define as nossas pautas de entrevista, que direciona as fotos , que dirige nosso figurino bem como nossa luz no palco, é o maestro da banda, é o “Chefe” como a gente diz. Duas lendas do rock gaúcho. Aguardem e confiram nosso novo album e nosso video clipe. Garanto que ainda não viram ou ouviram nada igual! Em setembro estará disponível pra galera da web! 


7- Algum tempo atras vocês lançaram de uma forma independente o primeiro disco da Raztilho. Por qual motivo resolveram abandonar a divulgação do disco?

Primeiro disco
      Fizemos um disco com a nossa cara, nossa pegada. Mas depois de algum tempo vimos que a nossa cara precisava de um pouco de maquiagem se é que você me entende. Tinhamos musicas boas mas sem produção ou direção musical nem artistica. Tudo no peito e na raça.  A gente gostava, era legal, nosso primeiro filho nascendo. Levamos 14 meses pra fazer esse disco com 13 faixas, uma mistura de ritmos e sons . Musicas pegadas, baladas, hard Rock, tinha de tudo naquele disco, mas aí o Vini pegou e tirou uma faixa do disco e produziu da maneira dele. Feito a mágica, a mesma musica a mesma frequência, só que produzida e diga-se de passagem bem produzida, mudou nosso conceito de produção musical. Gravamos um som no Alison que diga-se também de passagem está se saindo um PUTA produtor, em que o Vini veio e produziu. O próprio Alison está aí pra dizer, o cara é FODA. Pois bem respondendo agora a pergunta, o cara nos mostrou que o CD era bom mas que não tinha produção nenhuma e por isso paramos de divulgar e passamos a galgar maiores feitos dentro da musica. Mas agora sempre com produção. Esse é o segredo moçada, essa é a diferença!

8- Conseguiram alcançar um numero significante de vendas ?
      Cara vendemos toda a tiragem que fizemos. Fizemos cerca de 1000 e vendemos rápido. Só pra quem curtia mesmo o nosso som. E brincamos sempre de que em alguns anos esse álbum será uma relíquia, um item pra colecionadores. Não custa sonhar! Desde que o funk foi chamado de cultura pelos cariocas nada mais soa tão ridículo ou impossível, não é?

9- Uma lenda que contam sobre a Raztilho é que vocês cancelaram um show devido ao palco ser muito alto e você ter medo de altura, isto procede ?
      Cara já deixei sim de tocar uma vez em um trio eletrico porque era muito alto. Já toquei em diversos palcos consideravelmente altos encostado na batera. Apavorado! É um medo sim que preciso superar mas que por enquanto só me atrapalhou em algumas vezes, umas 14 ou 15 só!

10- Você chegou a estudar ou fazer aulas de canto ?
      Cara, nunca fui ou pretendi ser cantor e nem me acho um cantor. Procuro fazer o melhor dentro do meu alcance, dentro de minhas possibilidades. Tentei fazer algumas aulas mas não curti aquele lá lá lá e nham nham nham, parecia que tava mascando uma urtiga. Prefiro fazer o que dá e dentro das minhas características colocar a minha cara no som. Chega de tentar imitar os outros, já fiz isso demais, ferrei minha garganta imitando o Duda Calvin por 2 anos, imitando perfeitamente diga-se de passagem, e isso me custou muito. Tenho calos nas pregas vocais e isso me limita a tecitura vocal. E não sou eu quem estou dizendo, tenho laudos médicos que comprovam isso. Tive a opção de operar mas também posso correr o risco de algo dar errado e eu ficar calado pra sempre. Então deixa assim mesmo que vamos administrando. Enquanto meus parceiros estiverem me aturando assim esta ótimo, por falar nisso tenho grandes parceiros irmãos na Raztilho. Luciano Bencke (Luck), Diogo Brescia (Di Brescia), Flavio Rodrigues (Flay), Gustavo Sehnem (Sehnem) e eu sou o Edson Balparda (Ed). Esses por mais gays que pareçam são os nomes artísticos que serão divulgados em nossos matérias ou mesmo itens relacionados a Raztilho. Grandes parceiros e irmãos num projeto que mexe com o emocional e com a vida de todos os envolvidos.

11- Ok agora vamos voltar ao ano de 2005, festival em Sobradinho. Até onde eu lembro, no fim da apresentação da Raztilho alguns vândalos cercaram o carro de um dos integrantes, e os outros partiram pra luta, lembro também de alguém puxar uma faca. Aquela noite você achou que iria morrer?
Diogo"maquina mortífera"Brescia
      No festival de Sobradinho tocavam bandas de varias regiões, mas tinham muitas de lá mesmo, bandas nativas! Tinham bandas tocando musicas de 3 notas e errando 2 e a gente ali nem bola. Vamos fazer o nosso show e era isso. Mas aquele ginásio tava cheio muita gente mesmo! E lembro que começamos a tocar um som do Reação em Cadeia, mas um som pesado, muito mais pesado do que muita coisa que os caras estavam tocando, e os marmanjos vaiando. Nisso voa uma lata e outra de cerveja no palco e a gente ali tocando, depois tocamos outro som e eu vi as menininhas curtindo e balançando as mãozinhas, os marmanjos piraram! A mulherada deles curtindo o show. Acabou e eu fui recolher minhas tralhas, era o batera  e os bateras sabem que é tralha pra  carregar, pedal , pedestal , caixa , bag de pratos e tudo mais e foi quando tudo aconteceu. Eu ali recolhendo as coisas e o pau pegando lá fora. Começa a esvaziar o ginásio e eu ali recolhendo os troços e outra banda já tocando, quando cheguei la fora já tava todo mundo gritando “Vamos mata os caras da Raztilho” e eu saindo com os pratos na mão e de repente sai um carro em disparada e eu nem vi mais nada . Depois me contaram que um carinha foi falar pro nosso vocal na época que a banda era boa mas que só tocava merda, cara se eu ouço isso do um abraço no cara e agradeço . Porque imagina você tocando só bosta e o cara dizer que mesmo assim a banda é boa, grande fã! Mas reza a lenda que o vocal enfiou a mão no maluco e aí começou o alvoroço. Depois daquilo nunca mais deu briga. Uma vez só mas de leve aí a banda já estava comigo no vocal e acho que os caras nunca me levam a sério, de repente é pelos meus 100kg bem distribuídos ou pela minha cara de mau ou pela minha idade já avançada. Ou vai ver é porque agora o Diogo luta MMA! Daí eles tem medo de xingar a banda.

12- Agora que a musica de trabalho da Raztilho teve uma ampla divulgação por parte das rádios locais, qual o próximo passo da banda?
      Nosso video clipe já esta em fase de edição e nós temos mais ou menos um prazo de até setembro pra lançar junto com o cd novo Eletrorock.

      Tem um pacote WEB saindo aí bem em breve com um material bem legal. Fotos de divulgação, agenda, músicas, frames do clipe e algo do gênero também.Esse ano a banda investiu bastante e agora se torna crucial a nossa ascensão.


Nova geração
13- Alguma vez pensou em desistir desta história de ter banda ?
      Pensei sim, acho que nesses 12 anos de Raztilho pensei umas três vezes em largar tudo de mão e sei lá varrer calçada, voltar a estudar química, lavar carros, podar arvores sei lá, me passou muita coisa pela cabeça mas sempre olhei pra trás e lá em 2001 vi que era tudo mais difícil e eu superei, era tudo mais longe e eu alcancei então agora eu estava ali assessorado pelos melhores então tem que ser agora e fui apostando e ainda continuo apostando, uma hora dessas vai!

14- Alguma banda da cena atual te chama a atenção?
     Cara, tenho bastante parceria no mundo da musica e bandas, curto diversas bandas e tenho grandes amizades no meio. Eu estou curtindo atualmente o trabalho da Tampa, é algo bem diferente do trabalho da Raztilho mas é um contexto bem familiar, de amizade, e o trabalho deles me remete aos meus bons tempos de adolescência sabe. Curto pra caramba o som dessa gurizada!

15-Qual disco gostaria de ter gravado?

      Eu gostaria de ter gravado Human Clay do Creed, que album cara! Fantástico!

16-Qual musica gostaria que tocassem em seu funeral?
      Uma das músicas que eu mais gosto acho que é Neurose da Reação em Cadeia, é uma música muito boa e que tem uma letra que deixaria Renato Russo e Humberto Gessinger encucados e pensativos, pelo menos intrigados, pois soa no nível das composições de ambos.

17- Avalie os seguintes vocalistas de 1 a 10, sendo 1 um gago e 10 um Pavaróti.
Duda Calvin (Tequila Baby): 5 CULPADO pelo estado da minha voz 

Jax Maciel (Rosa Tattooada): Muito bom ... Daria um  8 pra ele 

Paulo Ricardo (RPM): Ótimo sou fã do cara ... 10 

Ovelha: Ahhhh o mestre ovelha ...  7 pra ele pra não descepcionar o Fyoty ..rá

Di (NX0): 7 pra ele, não é ruim não, só que não me chama muito a atenção

      Sou bonzinho e não gosto de ficar julgando os outros e tal quem muito critica não encherga as vezes o seu próprio rabo.


18-  O Edi já:
Recebeu sexo oral de uma fã?
Quem me dera ... 

Viu o Diogo pelado?
Ainda bem que não ... Cruzes !!!

Fez cover de uma banda emo?
Ainda não! Mas... quem sabe né? Nunca diga nunca!

Não conseguiu acabar um show?
Acabei sem voz, mas acabei. FEMICI em Ibarama ... Eyes of the Tiger versão – Johnny Cash!

Levou um soco antes ou após o show?
Não tive essa experiência ainda! 

Tocou por um cachorro quente e uma passagem de onibus?
Muito... várias vezes... No começo era sempre assim... Felizes eram os caras que não precisavam do cachorro ou da passagem para ir tocar festivais em outras cidades! huahuahuha! Mas era massa! Era Punk mano... hhuhu!!!

Chorou por ter perdido um rock gol?
Não, mas uma vez quase saímos no soco eu e o Diogo e por pouco não rolou um figth. Mas digo que esse é o segredo de a Raztilho durar tanto tempo, o que agente tem pra falar um para o outro a gente diz na cara e não manda recado, bicho. Por isso que dá certo e a gente se respeita!  Hoje pra brigar com ele eu ia chama no porrete e na minha pistola 9mm!

19- Qual banda deveria se aposentar?
      Bandas eu realmente não sei, mas um desejo meu é que se aposentasse a Valeska Popozuda, Mr. Catra, enfim esses funk do caramba, esse CÂNCER da humanidade !!! (na minha humilde opinião)

20-Alem da Raztilho, alguma outra banda do underground, tem potencial para durar 12 anos ou mais? Obrigado pela entrevista e deixe suas considerações finais.
      Cara sinceramente, eu acho que não. Porque se você for ver a galera de hoje, faz sei lá 5 ou15 shows daí rola um stress, ok vamos tirar fulano e vamos troca o nome. Bicho, tem banda nova aí que os caras tocam junto a mais de 10 anos mas muda o nome ou seja na minha opinião perde a identidade. Mas respeito e vou respeitar sempre esses caras, assim como espero que respeitem a minha humilde opinião. Não que eles sejam maus músicos por fazerem isso... mas acho que jogam o minimo de bagagem daquele nome que outrora lhe deu reconhecimento fora, eu sei que um nome não faz a banda que o que faz a banda é o empenho dos integrantes mas pra mim o nome é sagrado. Raztilho pra mim é um sobrenome é mais do que um nome de banda, é uma identidade que eu assumi e vou assumir sempre, tem muita gente que não sabe o meu nome mas que sabe que eu toco na Raztilho, tem muita gente que nem sabe quem é ou o que é mas já ouviu falar de RAZTILHO. Isso sempre agrega, isso sempre ajuda e isso sempre me fortalece.

      Pô moçada do Blog! Eu queria agradecer de coração a oportunidade de falar um pouco da nossa estoria da estoria da Raztilho porque muita gente vê o cara no auge mas não sabe o que aconteceu pra ele chegar ali, muitas vezes vê o cara na lama e não sabe o que houve pra que ele caísse e passa a julgar pela conveniência ou pelo oportunismo. O cara esta no chão vamos pisar nele, o cara esta lá em cima vamos nos agarrar nele pra subir junto, e as vezes não é bem assim, as vezes você  pega uma carona pra chegar lá em cima e quando solta o balão não consegue se manter lá e passa a cair.

      Um abraço a todos e lembrem-se, nunca desistam de seus sonhos, um dia eles se tornam realidade e se ainda não foi, curta o sono, aproveite a magia até que seja a sua hora de acordar.

Let's ROCK !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.