sexta-feira, 11 de maio de 2012

Encontro Internacional de Harmônica Blues, dia 12/05, na Legend



      Já foi falado um pouco pelo Marcio ali na agenda do final de semana, mas eu acho que um evento desse tamanho merece um destaque maior aqui no blog. Esse encontro internacional de Harmônica Blues não é pouca coisa. Eu ainda não sou um grande conhecedor de blues, tenho muito que aprender, mas a cada dia venho tentando me especializar mais nesse estilo que tanto me fascina. Com o pouco que já conheço, sei que na noite de sábado, na Legend, teremos grandes figuras sul americanas, influências indiscutíveis neste instrumento, que no blues tem um enorme destaque. A gaita de boca, chamada mais especificadamente de harmônica.

      Eu tento às vezes brincar numa harmônica, querendo evoluir nesse instrumento. Mas, quando vejo caras como esses, tipo os que vão tocar amanhã ali na Legend, fazendo seus solos e até as bases. Aceito que sou um bosta mesmo. É algo fora do normal. E recomendo muito a todos irem lá. Eu estou ansioso e muito feliz com a possibilidade de ver isso aqui em Santa Cruz. Para terem uma ideia, esse encontro ai só passou por Caxias, a cidade mais Blues do estado (e talvez do país), e pela capital. A Legend está dando um grande presente para nós colocando este baita evento aqui na nossa terra. E ainda por cima fazendo uma rodada dupla de Jack Daniel’s até a meia noite. Perfeito.

      Bem, mesmo eu ressaltando a qualidade do evento, provavelmente pouco se sabe sobre esses mestres que vão estar no palco sábado. Eu conheço bem apenas dois deles. O grande Flávio Guimarães e o chileno Gonzalo Araya. Os outros, dois gaúchos, são mais complementos, por serem da casa. Mas, certamente mandam muito bem, só por estarem acompanhando esses gênios.

      O carioca Flávio Guimarães é um dos precursores do blues aqui no Brasil. Fundador de uma das maiores bandas nacionais do estilo, o Blues Etílicos, tornou algo que era só de americano, também coisa de brasileiro. Com os clássicos O Sol Também Me Levanta, Cerveja, Dente de Ouro e tantos outros, a banda ficou popular e hoje é conhecida em vários lugares do mundo e aclamada aqui no país. E muito disso é por conta do Flávio, que cresceu com a banda, fez uma carreira solo paralela que é excelente e abriu shows para B.B. King e Robert Cray e até tocou junto com a lenda Buddy Guy!

(Flávio junto com Buddy Guy)

      O chileno Gonzalo Araya é um dos mais importantes músicos de blues da América Latina. É conhecido por ter revolucionado o jeito que se toca a harmônica. Abriu show de Eric Clapton e vários outros. Não tem nenhum festival relevante do estilo em todo o continente sul americano que não conte com a presença do Gonzalo como uma das atrações principais.

(Gonzalo em ação)

      Os dois gaúchos são o caxiense Toyo Bagoso e o porto-alegrense Ale Ravanello, que traz a sua banda para acompanhar esse encontro, a Blues Combo. O primeiro é o organizador do Mississippi Delta Blues Festival, um dos festivais mais importantes do Brasil, e que eu sonho em ir um dia. O segundo é um conhecido destaque neste evento anual que ocorre há quatro anos já em Caxias. Certamente vão marcar presença junto com os dois mestres de relevância internacional.

      Portanto, se você gosta de música boa e de qualidade, seu lugar sábado não pode ser outro se não a Legend! Uma chance única. Ingressos antecipados podem ser comprados na Pizza You e na Dullius e custam só 15 pila (lá em Caxias e Porto Alegre não baixou de 25). Na hora, antes da meia noite é 20 e depois 25. Então, corram. Não percam essa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.