segunda-feira, 25 de março de 2013

Minha Coleção: Green Day - com Maicon Riediger


   Temos um novo quadro aqui! E eu devo dizer que essa boa idéia não foi minha, mas do próprio Maicon, e que para abrir os trabalhos e fazer esse "piloto", convidei para ser a primeira vítima. Espero que ele já tenha colocado um bom alarme e aquela plaquinha da Rudder na frente de casa, porque talvez, a sua coleção fique à perigo...
"Quem inventa aguenta."
   Maicon é atualmente vocalista da banda Restos de Ontem (que tocará daqui a duas semanas na Sunset), e se quiser ouvir o trabalho da sua banda, sugiro uma passada por sua página do no Soundcloud. Mas antes da sua atual banda, ele já percorreu muito chão e pisou em muitos palcos em trabalhos voltados mais para o punk rock e o hardcore, e com certeza, o Green Day tem uma parcela de culpa enorme nisso tudo, como vocês podem ver nessa breve entrevista que segue:


1.       Começando pelo óbvio, desde quando tu és fã de Green Day?

     Cara, a minha história com a banda é longa. Foi uma das primeiras bandas que eu conheci, lá por 1995/1996, que foi a época que eu realmente comecei a escutar com atenção o que rolava no cenário musical. Lembro que naquela época o Multishow era liberado durante uma hora por semana pra quem tinha antena parabólica, e era sempre durante o TOP TVZ, programa de clipes, lá eu vi o clipe de Basket Case e desde então me interessei e comecei a juntar coisas da banda... Claro que bem de leve porque eu era um “muleque” que não tinha dinheiro hehe.


2.       Qual foi o primeiro disco que você comprou?


3 American Idiot?!
Não podia ser diferente, foi o Dookie, mas o primeiro que eu escutei completo foi o Insomniac, que meu vizinho tinha.


3.       Qual o teu preferido?


      É bem difícil nomear o preferido, mas o que eu acho bem ruim é o 21st Century Breakdown, de 2009. Que tem músicas muito boas, mas as baladas pra tocar no rádio e agradar menininha de 12 anos fodem com ele. É um disco com 19 músicas que eu gosto realmente de umas 5. Em contrapartida os shows dessa tour foram os melhores em muito tempo.


4.       Qual deles é tua relíquia, aquele que foi uma missão encontrar?

    Eu tenho algumas edições limitadas, como: o Single Box japonês com 7 cds e um chaveiro que foi lançado em 1998 e hoje em dia tá fora de catálogo. A edição especial do 21st Century Breakdown em vinil, que consiste em 3 vinis de10” que vem em capa dura e livreto com 60 páginas e é limitado em 3000 unidades.  E também uma outra Singles Box que são 21 discos de vinil de 7” e é limitado a 2500.
Nenhuma delas foi fácil de encontrar e exige um pouco de paciência, e dinheiro claro. Hoje em dia como Green Day não é a banda da moda não há tanta gente negociando material deles.




5.       Antes da Restos de Ontem, tu passou por muitas bandas, entre elas a Ranoid e a Filhotinho, que se alinhavam mais com o Green Day do que teu trabalho atual. O quanto o Green Day é responsável pelo teu gosto musical hoje?

É até engraçado, porque por mais que Ranoid e Filhotinho fossem bandas de punk rock, eu nunca tive espaço pra tocar um cover de Green Day com elas. Eram bandas com objetivos de tocar material próprio e os covers eram bem raros. Já com a Restos a gente toca várias, apesar de eu ser o único que é fã de Green Day na banda, a gente respeita bastante as diferenças de influencias de cada um (não contando as discussões idiotas com o Maurício nosso ex-batera sobre quem é melhor: Green Day ou Beatles hehe), o que reflete no nosso som em si, eu sou o responsável pra levar o punk rock pra dentro da banda, não mais aquele cheio de criticas como nos tempos de outrora, mas aquele punk californiano mais alegre, que são as minhas bases musicais, Green Day, Nofx, Offspring, Screeching Weasel, Rancid... Eu cresci ouvindo tudo isso e sou apaixonado pela simplicidade na estrutura de muitas musicas que com uma simples sequencia de acordes repetidos podem formar muitas das melhores canções que eu já ouvi.

Melhor que Beatles?
6.       Eu conheço muita, muita gente que adorava Green Day quando era novo, mas depois dos 18 não menciona mais o fato. Tu chamaria esse pessoal de “poser”? O que te faz ser um fã até hoje?

Isso é uma coisa que me intriga também, hehe... A banda envelhece, mas a idade do público fica na mesma. Mas é legal que seja pelo menos uma porta de entrada pro pessoal pra dentro do rock, de qualquer forma passei da fase de rotular de poser essas pessoas, prefiro deixar eles pensarem que rock foi apenas uma fase na vida deles, pois convenhamos,  a grande maioria depois que sai do colégio e não tem mais que se auto-afirmar pra se encaixar num grupinho, acaba se vendendo e indo atrás do som que é moda, das festas que rolam mulher fácil, admitam eles ou não, até porque se o pessoal que tá atrás da futura namorada depender do público feminino de festas de rock em geral, eles vão passar o resto da vida batendo punheta, hehe...

Se eu sou um fã até hoje é porque música pra mim é vida, e eu não entendo como pessoas podem deixar de gostar de algo que era importante de uma hora pra outra. Nesses 17 anos ouvindo Green Day eu passei por muitas fases, Raimundos, Dead Fish, Metallica... Mas eu nunca precisei deixar de escutar GD pra ouvir outras bandas.

Conheço muita gente que esconde uma dessas no armário!

7.       Qual foi a maior “loucura” que tu já fez pra conseguir um disco, bootleg ou DVD, ANTES da era da internet (porque depois ficou fácil)?



    Vamos dizer que eu comecei a comprar e juntar coisas só depois da era internet, que também foi a época onde eu comecei a trabalhar e ter dinheiro pra comprar material. Mas é engraçado lembrar dos tempos da internet 56k que tu levava 3 horas pra baixar um vídeo de 3 minutos da banda tocando, toda aquela dificuldade fazia ter um valor especial




8.       Shows, já foi? Quantos?



Fui a Porto Alegre em 2010, me arrependo de não ter ido em Buenos Aires também.. o set do show de lá bem melhor que o daqui. Provavelmente no fim do ano/ início do ano que vem eles devem estar na América do sul novamente, dessa vez a intenção é ir em todos os shows possíveis.



9.       Todos temos nossos ídolos, mas acho que também temos algum detalhe neles com o qual não concordamos, o Green Day já fez algo que tu disse: “Que merda é essa?”?



Em 2002 quando eles estavam pra lançar o disco novo, de uma hora pra outra eles alegaram que as masters haviam sido “roubadas”...  Assim, o “Cigarretes and Valentines” acabou nunca saindo e eles começaram a trabalhar no que viria a ser o “American Idiot”. Só que nesse meio tempo eles lançaram um projeto com musicas meio eletrônicas, chamado “The Network” onde tocavam mascarados e até o mês passado nunca haviam assumido publicamente que eram eles aquela banda... Esse projeto me irritou bastante na época. A única música que se salva é um cover de Teenagers From Mars do Misfits.

10.   Pra encerrar, se você pudesse ser uma mulher famosa, também seria a Chrissie Hynde? (Billie Joe já disse isso...)?

Dercy Gonçalves! Pois eu teria vivido 103 anos :p


Faltou alguma coisa? Algo que tu queira contar? Solta o verbo:
Se tiver alguém interessado em material da banda eu estou a disposição, tenho cerca de 300 bootlegs (audio e vídeo) e tou sempre a procura de algo que ainda não tenho.  Trocar figurinhas sempre é válido.

Obs: outra informação, existe um torrent tracker internacional esclusivo de material do GD e nesse link http://www.gdtorrent.com/live_guide.php tanto o logotipo do site e a imagem que aparece fui eu quem desenhou :p

Um comentário:

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.