sexta-feira, 15 de março de 2013

As 20 Questões - Rafael "Finha"


      Nosso entrevistado de hoje é ousado, matuto, filósofo, guitarrista, vocalista e professor. E aí já sabem de quem estou falando??? Não? Então se segurem na cadeira porque o Rafael "Finha", aceitou o desafio e respondeu o "As 20 questões"!

Rockstar

1. Para quem ainda não conhece, quem é o Finha?

       Sou apenas um rapaz latino americano... kkk. Bem, profissionalmente leciono aulas de violão e guitarra já faz uns 8 anos, com isso fiz um bom pé de meia pra comprar meus equipamentos e me aperfeiçoar, me formei em Filosofia, mas com ela só conseguir publicar artigos. Como pessoa, tento ser sempre eu mesmo e tratar todos da mesma maneira. Tenho uma Filosofia que a vida é muito curta para tristeza, elas vem certamente, mas tento sempre dar mais espaço pra alegria!
O mestre e os alunos

2. Cão da rua é um rock de primeira, quando sai o próximo som da Justo Meio?


      Legal perguntar, estamos em processo de gravação, desde janeiro, da primeira demo da Justo Meio, serão 9 músicas e Cão da Rua estará lá também. O diferencial é que foi totalmente gravado em casa, no meu humilde home studio , apelidado de Finha Records. Serão todas músicas inéditas com exceção de Cão da Rua e um bônus track que é a versão "justomeiana" do hino do Grêmio, já que todos componentes são tricolores... dá-lhe dá-lhe tricolor!!!!! Queremos e pretendemos lançar em Abril de 2013. Fora isso a Justo Meio está em parceira com o SUS no espetáculo Cubo que vai ser gravado um DVD e um Cd em 2013.


3. Você conseguiu a proeza de organizar uma festa com 30 horas de musica, o que pode nos contar sobre isso?

      Incrível né!!! Uma prima minha que mora e trabalha na China estava na cidade e disse que foi a festa mais legal que já tinha visto aqui. Rolou no início muito rock com bandas convidadas, inclusive rolou shows da Doomed e Boicote, da Amnésia, com as formações originais, simplesmente arrepiante. Depois rolou uma festa psy que foi até domingo de noite, ou seja, no final podia ter sido uma festa de 40 anos porque passou das 40 horas. Não é todo dia que se faz 30 anos, foi como abandonar a adolescência... kkk.

joia joia chupetão

4. Você fez parte da banda The Sharks. Em minha humilde opinião, esta banda tinha chances de conseguir uma projeção de nível nacional. O que levou e o que leva bandas desta qualidade a terminarem tão precocemente?

      Essa banda realmente foi longe ganhou de 10.000 bandas de todo estado na edição regional do Sprite Sounds, ficou em 4ª no Brasil. Me lembro o dia que dei o nome da banda, foi no corredor do segundo andar do Ernesto, falei pro Faio: Shark. E ele disse: The Sharks.  Baseava-se no desenho de um gato que tinha um vizinho cão tubarão chamado Shark. Realmente havia muito talento e carisma na banda, mesmo eu tendo formado eu resolvi deixá-la, não por inimizades nem nada, mas porque havia mudado meus conceitos sonoros. A The Sharks estava indo pra um caminho comercial e pop, eu estava adquirindo uma Jackson e escutando Metallica. Percebia que estava sozinho então resolvi tomar meu rumo, nessa época eu acompanhei com muita frequência os shows da banda Doctor Norman de Vera Cruz e queria ter uma banda de rock, por isso: Valeu Bufuda, Gabriel, Carlão e André, graças a vocês ainda estou no rock!!!! Não sei o que causou a dissolução da banda depois.

5. Qual a situação atual da ACRO?

      A ACRO é o projeto de uma associação de bandas de rock que só vai dar certo se as bandas tiverem objetivos comuns (projetos) que possam ser levados a sério pelo governo municipal e efetuados. Discutimos pontos como shows mensais, um local para ensaios, um estúdio municipal, trazer bandas grandes através de Leis de incentivo, conseguir apoio para os menos favorecidos, divulgar e promover um rock consciente de seu papel social, entre muitos outros projetos. Mas ainda falta um certo caminho pra isso se concretizar.

modelo

6. Conte nos alguma doidera dos tempos de Amnésia Alcoólica. O Foca está vivo?

      Bãi tem várias!!!! Kkk Tem material pra uma trilogia Amnésia Alcoolika...shuashuas... Sim o Foca está vivo e bem, acaba de se tornar papai. Tratando-se de um grande amigo, acho que agora ele ficará ainda mais comportado... hehehe!!!

      Teve um show em Cachoeira que me cortei tocando no primeiro acorde do show, quando terminou eu parecia o Rambo, tinha sangue pra tudo que é lado. E, uma vez em um festival em Candelária que a gente parecia a sociedade do anel, descemos 5 km antes do local do show e tivemos que carregar todos instrumentos na mão, era noite e estávamos numa rodovia, apareceu um sujeito sujo com um facão na mão e o Foca entrou no meio do mato pra pegar uma taquara pra amarrar os instrumentos irmos revezando. Passou uma hora e nada do Foca. Achamos que tínhamos perdido o companheiro, quando vê surge ele e outro sujeito tomando caipirinha bem faceiros, é a vida.

Tocou até com o Elvis

7. Você acha que o consumo de maconha financia o tráfico de drogas aqui na cidade?

      Não só aqui, em todo mundo, pelo menos onde é proibido.. Al Capone era um traficante de álcool durante a lei seca nos EUA, agora tá cheio de Als por aí. São chamados de comerciantes de bebidas.
Este não toma coscarque

8 .Lá em meados do ano 2000 a Amnésia Alcoólica fez uma apresentação no parque da Oktober, sua guitarra jackson acabou sumindo e você subiu ao palco em plena apresentação da banda Mistake, interrompeu o show e fez um protesto aos prantos, pode nos refrescar a memória sobre este ocorrido?

      Tinha muita gente e muita gente me conheceu aquele dia, mas no momento que desci do palco tinha policiais e uns 10 motociclistas dispostos a fazer ronda atrás dela, foi legal aquela solidariedade. Um deles que achou ela já a 3 quadras do show. Sinto que se não tivesse feito aquilo nunca mais veria ela, eu dei duro pra comprá-la. Mas tinha uma câmera fotográfica dentro que era do meu pai e tinha sido dada pelo pai dele. Ela eu nunca mais vi e tive que dar essa notícia pra ele, foi bem triste, mas pelo menos recuperei a King V.
Com os amigos da Restos de Ontem

9. Qual o pior show que você já fez?

      Com certeza o primeiro, foi num bar só com amigos, eu era guri, tava ansioso errando tudo,kkkk.
Cubano

10. Você acha que o consumo de entorpecentes ajuda ou atrapalha na hora de compor?

      Segundo a OMS, até guaraná é droga porque age no sistema nervoso, café também. Na Alemanha chimarrão é uma droga. Pra mim é indiferente, componho quando tenho inspiração, deixo rolar.

11. Defina sexo, drogas e rock n roll?

       É uma filosofia dos anos 70 que se uniu com esses ideais criando um movimento de contra cultura pedindo o fim da guerra no Vietnã. Foi uma grande década para o rock.

12. Muitos não sabem mas você fez parte do grupo escoteiro. Participar de atividades como rapel, escalada, dormir ao relento entre outras atividades extremas, ajudou a formar seu caráter rockeiro?

       Naquela época conheci através de colegas o Metallica, Green Day... foi foda, até hoje tenho aqueles companheiros como irmãos. Penso como tu, acho que o rock já ultrapassou as barreiras do som, é mais uma forma de caráter independente, extravagante, rebelde, é um jeito rock de ser, considero os rockeiros pessoas extremamente pacíficas. Tanto que, no show do Metallica em 2010 tinha 30.000 pessoas e não deu nem um tumulto, ou roubo, ou agressão, o único registro foi um cara que torceu feio o pé depois de um pulo na roda.
Esta é a banda

13. O Finha já:

Ficou chapado e pensou ser o Bilbo Bolseiro? Sim... mas não conta pra ninguém.
Chorou em acampamento escoteiro? Não que eu lembre, mas sabe tenho problemas de memória que esqueci quais são.
Pensou ter visto agentes do governo infiltrados em uma sua festa de 30 anos? Sim, mas estávamos enganados ou não.
Esqueceu o solo de guitarra? E várias vezes, ainda mais quando faço solos longos como o hino do Brasil.
Foi pego "descabelando o bem te vi"? Todo homem, até o dia da morte, fabrica 1 milhão de espermatozoides por dia. Para algum lugar eles tem que ir, né Top? kkk... Certo que um dia alguém ia abrir a porta bem na hora!!!
Bilbo Bolseiro

14. Qual banda deveria pendurar as chuteiras?

      Conversávamos isso essa semana entre amigos. O Raimundos está sem identidade, a banda não suportou a ausência do vocalista original e não lançou mais nada. Sou um grande incentivador do rock nacional e adorava os caras, mas acho que ali a magia acabou ou não.

15. Escolha:

Beatles x Rolling Stones: Rolling Stones
Gibson x Jackson: haaaa Jackson né!
Dercy Gonçalves x Hebe Camargo: Dercy na veia!!!!
Sentar no colo do Patati e Patata x Transex da Venâncio: Putz...
Neneu x Clebinho Rock N Roll: Bah, difícil essa, me dá um tempo pra pensar...

16. Acredita que algum som da Justo Meio possa entrar na programação da rádio sem ter que pagar o famoso "jabá"?

      Sei lá, o mercado da música é flutuante, os Mamonas são a prova. Não existia nada como eles, tinham duas músicas quando foram contratados pela EMI, fizeram tudo em uma semana. Estamos tentando criar nosso próprio jeito de contar histórias através de nossas músicas, claro que seguindo nossas influências, se algum dia uma demo nossa parar na mão de um produtor que diga vamos apostar nisso, a gente se faz, enquanto isso...
A sua voz continua a mesma, mas os seus cabelos...

17. Existe alguma banda de rock nacional atual que te chame atenção?

      Ultimamente acho que bandas como Cachorro Grande e Pitty são as que mais me chamaram atenção, principalmente por seus vocais marcantes. Acho que existe pouco espaço na mídia para o rock, isso dificulta um movimento maior.

18. Qual disco mudou sua vida?

       O Black álbum, certamente dali nasceu minha paixão pelos riffs pesados.

19. Avalie os seguintes vocalistas de 0 a 10:

Nenê Altro: desconheço, escutei um som dele.
Dinho Ouro Preto: gosto muito, 9.
Jonny Rotten: o cara é foda, ditou o estilo progressivo europeu, 10.
João Gordo: não sou fã,  um 6 pelo seu trabalho.
Jim Morrison: esse cara é o meu Elvis, 10.
Finha curtindo o seu retiro espiritual

20. Ok, Finha, mande seu beijo e seu abraço e nos responda, o rock tem salvação?

      Valeu Top, obrigado pela entrevista e foi um prazer conversar com os Vales Independentes. Mãe, Pai... ó eu aqui!!! Tu sabe que eu sou de uma antiga e rara tradição de homens que respeitam e veneram suas mulheres por isso tenho que mandar um beijo pra Ni. E, respondendo sua pergunta, sim, se o pagode é coisa do diabo... o rock já tá salvo!
Uma embriaguez de sucesso 

(Edição: Igo)

2 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre o poder de fazer latinhas voar. Parece interessante!

    ResponderExcluir
  2. Um velho chamado Obi Wan me ensinou!!! shuashuashuashua

    ResponderExcluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.