segunda-feira, 18 de junho de 2012

Guitar Legend - 2ª Eliminatória


     Já faz mais de uma semana, e me senti na obrigação moral de vir aqui comentar o grande evento do último dia 9, em Santa Cruz do Sul, e gasto o inútil tempo em que estaria dormindo para fazê-lo. O Guitar Legend tem se mostrado uma atração totalmente diferenciada de tudo que já se viu na cidade, e ao presenciar a segunda eliminatória (a primeira que pude assistir), fiquei abismado, por vários motivos. O primeiro deles foi a qualidade dos candidatos, que apesar de não muitos (quinze, se não me falha a memória), estão esbanjando empenho e competência no concurso. O segundo motivo, era já esperado pelo pouco que vi da preparação do evento, que é a organização e julgamento dos candidatos, trazendo figuras respeitadas e incontestáveis para avaliação. Muito legal, e ainda está por vir muito mais, que comento mais adiante.

    Foram quatro candidatos nesta segunda eliminatória, e o primeiro a se apresentar foi o Fernando Kist, que já iniciou os trabalhos com estilo, executando Building The Church, do Steve Vai, e a música abaixo, que acredito ser Overture, do Dream Theather:



    Na sequência, tivemos no palco o Marcelo, guitarrista da banda Vulse (que toca na Legend no próximo Hoo Ha Rock, mais informações durante a semana), e que teve muita personalidade ao tocar Always, do Bon Jovi, criando uma linha de guitarra sobre a composição original, que ficou muito legal. A sua segunda música foi composta em cima de uma jam track, com temática oitentista. Me lembrei da Ashley Eyes, velhos e bons tempos de Vitrolão.




    O terceiro candidato da noite foi o Thiago Reckziegel, guitarrista já experiente nos palcos da região, com destaque para suas participações mais recentes que me lembro agora, a Ebulição e a Abutrez. Thiago veio com composições próprias, usando duas backing tracks, uma funk e uma quase "balada". O vídeo a seguir é de sua segunda música:



    Finalizando com a etapa do concurso, já deixando o público no clima pra curtir a banda Legend na sequencia, Alan Rossi veio com tudo, com sua linda Jackson (confesso que me apaixonei pela guita), com o volume nas alturas e esbanjando velocidade em suas composições próprias. Foi um encerramento incrível, que dispensou até as trilhas. Assim como fiz com os outros candidatos, gravei a apresentação da segunda música tocada por Alan.





    Os classificados serão anunciados após a última eliminatória, que acontece no dia 23 de Junho, próximo sábado. Então aproveite, curta as apresentações de Rennan Nagel, Mateus da Rosa, Jonathas Gauciniski, e Samuel (Samuka da Avalanche). Garanto que a noite será ótima, até porque depois do Guitar Legend, rola o Hoo Ha Rock, com Only Mid, Vulse e Tamarindo.


   Mas amigos, o bom mesmo vem no fim. Estava sabendo há alguns dias das negociações, e foi duro ficar calado torcendo que tudo desse certo, mas na quarta-feira da semana passada ouvi do próprio Jacques Maciel: "Vamos tocar dia 13 lá na tua cidade, vamos lá né?"

   Sim, é isso aí mesmo. Pra comemorar o dia mundial do Rock, a Legend traz uma das melhores bandas do rock gaúcho (pra mim a melhor), a Rosa Tattooada, e nesse clima já insano, se dará a grande final do Guitar Legend. E aí? Vai perder? 


2 comentários:

  1. Muito bom Marcio, só acrescentaria que o Alan foi o único a tocar com a guitarra de braço escalopado, usando muito as tendências eruditas nas escalas e claro a velocidade.

    ResponderExcluir
  2. E vai ter Comunidade Nin-Jitsu na Moove dia 30/6 (vou ser linchada)

    ResponderExcluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.