quarta-feira, 25 de abril de 2012

As 20 Questões - Rodrigo Jaeger

Rodrigo Jaeger "galã do rock"





1. Diga um pouco da tua historia, nome, idade e quando começou a tocar:

Yeah! Rodrigo Jaeger, 21 anos. Comecei a tocar no início de 2008, com a Schimit Horizontal, e desde la já tive umas 40 bandas por aqui! Sou vocalista, de origem, e me arrisco a tocar alguma outra coisa de vez em quando. Atualmente vivo fazendo violão e voz nos Pub's e Choperias da região...


2. E como é a vida de um musico de rock aqui na região ?

O pessoal tem aceitado bem... Apesar de os cabelo compridos e os trajes pretos não serem tão comuns assim nos lugares que toco, todo mundo, mesmo que no fundo, gosta de rock. E, dependendo do lugar, acabo tocando outros estilos de som.

3. Por ser rockeiro e tocar na noite tu já notou ou sofreu algum preconceito?

Nunca! O importante é som, os conceitos vem depois. Sempre fui bem tratado, tanto pelos proprietários como pelos clientes das casas.

Jaeger é grunge!

4. E quando surgiu essa vocação pra ser vocalista de rock?

Caramba! Essa é uma pergunta que não sei responder. Haha. Desde pequeno (tá bom, nunca fui pequeno) ouvia discos bons, bandas de qualidade.
Lembro que, uma vez, meu tio me emprestou o The Wall, eu devia ter uns 11 anos, fiquei doido com o som! Ouvia o disco quase todos os dias, enquanto esperava o meu Win 95 resolver funcionar.
Acho que isso tem a ver um pouco com esse lance de ouvir coisas de qualidade, deve estimular a percepção, sei la...


5. E quais seriam suas maiores influencias nos vocais?

Hum.. Essa é difícil. Tem muita gente que admiro. Mas minha veia grunge fala mais alto. Os maiores pra mim são:
- Chris Cornell
- Layne Staley
- Eddie Vedder (na fase do Ten)


6. Já faz algum tempo que você investe na carreira solo digamos assim, não sente falta de tocar em alguma banda?

Na verdade nunca parei, e acho que nunca vou parar com bandas. Nunca recusei um convite pra banda, é quase sagrado. Haha.
No momento estou com dois projetos de sons próprios sendo gravados, mais umas cinco bandas de cover's. Gosto de tocar. Enquanto tiver tempo, vou fazer isso.

Com seu inseparável violão

7. Qual a maior dificuldade quando se esta em uma banda ?

Fora a questão da musicalidade, que é o principal pra quem ouve, acho que a dificuldade das bandas é lidar com pessoas.
Na maioria das vezes, se toca por diversão, então o comprometimento com a coisa acaba diminuindo.
Não sou líder de banda, nem acho que um dia venha a ser. Não gosto de correr atrás de ninguém. Nas bandas que toco, cada um faz sua parte e pronto.


8. Como esta a cena atual do rock aqui na cidade?

Acredito que melhorando cada vez mais. Não cheguei a conhecer muito da cena de 2008 pra baixo, mas creio que seja o momento mais "organizado" do rock da cidade.
Casas boas, que respeitam e pagam as bandas, estúdios de ensaio e gravação cada vez melhores, 2/3 festas toda a semana, banda boas pra caralho, antigas e novas...
Só não acredita no rock quem não quer.


9. Quais bandas você destacaria na cena atual ?

Hum. Tem várias... De sons próprios, a Chá das Cinco acho que ta na frente das outras. Fazem o som que querem fazer, sem se preocupar com o que é comercial ou não, e nunca pararam.
Mas tem muitas bandas que agitam o pessoal. Avalanche e Stifler's vem fazendo shows agitados e bons caralho! Tem muita banda que não conheço também...
E tem uma que acredito bastante: Only Mid


10. Qual foi o melhor e o pior show que tu ja fez ?

O pior foi um Nirvana cover, em Rio Pardo. Não sabia metade das músicas. O Goró teve que subir no palco pra cantar o resto do show.
Cristiano Silva tem trauma até hoje desse dia. Haha. O melhor acho está por vir.
Nunca fiquei satisfeito comigo mesmo nos shows, mas teve um Alice in Chains cover em Candelária que foi do caralho!
E o show que eu mais gostei de fazer, foi um Audioslave cover. Sou viciado em Audioslave.


11. Agora vamos falar sobre alguns de seus projetos musicais. Schimit Horizontal:

Yeah! A Schimit Horiontal era um projeto acústico, baseado nos acústico MTV. Começamos a tocar, com exceção do Carlos que já tocava há um tempinho por ai, poucos meses antes do primeiro show.
Decidimos nos juntar para fazer um som, entre amigos, e foi rolando. Tem várias histórias. O nome da banda era bizarro, foi questão de necessidade de ter um.
Estávamos atrás de um nome, entramos na escola, no deparamos com o cumprimento de um "mano", fazendo um sinal de positivo na horizontal.
Fora o nome, duas semanas antes do primeiro show, não tínhamos baterista. Convocamos um amigo, o Maninho, que pilhado, construiu um pedal de bumbo com uma rolha, um espiral de caderno, um cortado de unha, um chinelo, e alguns pedaços de ferro e fita. Haha.
Sempre foi baseado amizade, e por essa razão, estamos voltando.

Os bons tempos de Schimit Horizontal

12. Você teve um projeto musical com uma sonoridade no rock mais atual, Skarlatt e estavam gravando um disco estou certo ?

Sim! A Skarlatt. Era um projeto bem comercial. Seguindo a linha das bandas comerciais atuais do Brasil, de músicas melódicas, meio clichês, acrescentando um peso extra.
Tive outro projeto na mesma linha, quase na mesma época, a Anemoa. Mas é difícil permanecer tocando um projeto que não faz parte do meu estilo de som. Tanto o meu, quanto o deles.



13. Você chegou a gravar algum material com esses projetos e se gravou não pretende lançar?

Sim! Na Skarlatt gravamos algumas guias e até um som que chegou a rolar por aí, e no caso de Anemoa, até cheguei a lançar um som, mas eu mesmo não curti e não levei fé. Haha.
Mas tem alguns sons dessa linha que pretendo usar no novo projeto que está pra sair.


14. Conte nos um pouco sobre seu novo projeto:

Bom. O novo projeto vai se chamar O Ópio. Vai ser ter uma sonoridade não tão clichê, mas um tanto comercial. Estamos gravando os sons a um tempo já, essas coisas demoram, principalmente por ser independente.
Vai ser puxado pro estilo de rock atual. Fora esse, ainda temos outro projeto, com Thiago Reckziegel, Tramba e Gibran, ainda sem nome definido, sendo gravado, pra um futuro muito próximo.


15. Algum tempo atras você montou uma banda com algumas figuras carimbadas do rock da cidade:
Ronaldo, Mateus e o Romenigue (ex rocking chair).
A banda recebeu muitos elogios mas infelizmente se não estou enganado a banda fez só uma apresentação? Qual o motivo disso? Briga de egos ou diferenças musicais?

O Mig que é estrela demais e não quer tocar comigo, e além disso, sofria de bulling por ser vegetariano. Haha.
Fizemos o lance nas férias, pra fazer Alice In Chains cover. Curti pra caralho. Antes disso tínhamos uma banda, a Ground, com quase a mesma formação, mas com o Jardel no lugar do Rona.
Depois das férias os horários dificultaram as coisas. No último show da Stifler's, toquei de novo com o Rona, o Mig e o Jardel. Fiquei feliz pra caralho. Só faltou o Teteu!

Ground

16. Então, se tu fosse organizador de um festival e pudesse chamar qualquer banda, quais as 5 que tu convidaria pra tocar?

RATM, Kings of Leon, Alice in Chains, Foo Fighters e Chris Cornell. Haha
Hum...
Avalanche, Stifler's, Only Mid, Chá das Cinco e Schimit Horizontal (com todos os integrantes). m~ ô ~m


17. agora avalia de 0 a 10 as seguintes bandas: 

Poison: 6 (conheço quase nada)
Slayer: 8 (prefiro Pantera)
Fresno: 8 (dentro do que fazem, são os melhores)
Capital Inicial: 7 (pelo acústico, senão era 3)
Tequila baby: 8 (não curto punk, mas é um punk audível)


18. Avalie 0 a 10 os seguintes vocalistas:

Dave Mustaine (Megadeth): 9
Sebastian Bach (Skid Row): 10
João Gordo (Ratos de Porão): 6
Bruce Dickson (Iron Maiden): 9
Marcelo Nova (Camisa de Venus): 7


19. Qual conselho você daria pra quem quer montar uma banda de rock ou ser um vocalista de rock n roll?

Faça sua parte, tenha um pouco de compromisso com a coisa; mas se divirta; não fique sonhando em tocar no Planeta Atlântida; curta e tente melhorar o que você já faz.
E o mais importante: não vire um otário. Não ache que porque alguém elogiou teu som você é o maior e melhor no que faz.
Falta humildade em muito pseudo-músico por aí. Não confunda carisma com idolatria. E toque o que gosta de tocar, só.


20.  Jaeger obrigado pelo seu tempo. Deixe seu recado final pra galera que curte teu trabalho:

Pô! Quero agradecer, antes de tudo, pelo espaço no blog. Parabéns! Iniciativa do caralho!
E dizer que logo tem um monte de coisa nova por aí. Haha. Valeu!

4 comentários:

  1. 'não vire um otário'. Muito boa, mas quem precisa ler isso provavelmente vai achar que não precisa ler isso.

    ResponderExcluir
  2. bah, me avacalharam ali em cima! hauHAHauhAHUhuhuAU

    ResponderExcluir
  3. O Jaeger é foda! Se mais para o momento! heauehu

    ResponderExcluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.