sábado, 3 de dezembro de 2011

Te Liga Nesse Som:Queensryche - Operation Mindcrime

        Estava ouvindo Queensryche e me deu vontade de escrever um pouco sobre essa incrivel banda que fala muito sobre teorias da conspiração, um tema que a muito tempo me prende a atenção, e nada mais justo do que começar contando sobre o clássico album Operation Mindcrime que virou um show mega produzido e quem não conferiu é praticamente obrigado a procurar, porque é algo de deixar impressionado. Pra quem não conhece, vou dar uma colher de chá e contar a respeito do Operation Mindcrime...

         O album original (ou seja, o Operation Mindcrime) foi lançado em 1988 e era um album conceitual. Contava a história de um louco inteligentíssimo metido a revolucionário. O cara queria armar uma revolução contra o Governo e contra as religiões, mas não tinha coragem, então o que ele fez? Resolveu usar um bucha pra executar os planos malígnos dele. Foi aí que ele conheceu o Nikki, um viciado em heroína que fazia tudo pela droga. Então o Nikki aceitava fazer tudo que o Dr. X mandava em troca de algumas doses. Dr. X o controlava pela mente, daí o nome do album Operation Mindcrime!

       Nikki acaba conhecendo Mary, uma ex-prostituta que tinha virado freira! Os dois se apaixonam mas aquele amor atormenta Mary, já que Nikki é um viciado, e traz tudo de ruim que ela tinha de volta. Mary mora na igreja com o Padre Williams, que a estupra todas as noites, no altar, em nome de Deus (!). Dividida entre o amor por Nikki, as humilhações diante de Padre Williams, e a religião, Mary deseja morrer mas não tem certeza se tem coragem de tirar a própria vida.       



      Enquanto isso, Dr. X vai se tornando um médico (ele era psiquiatra) altamente conceituado e todo mundo acredita naquilo que ele diz como uma verdade. Por trás disso tudo, Nikki está cada vez mais viciado, deprimido por  não poder ajudar Mary, revoltado por causa dos estupros que ela sofre. Enfim, Nikki estáfora de controle.


         Um dia Mary está rezando perto do altar da igreja, Padre Williams chega e depois chega Dr. X... A cena seguinte que se vê é o Nikki sendo preso, enquanto Mary e Padre Williams estão mortos diante do altar. Eles foram assassinados! Mas por quem? E a principal pergunta entre todo mundo que curte essa história é: Afinal, quem matou Mary? Ou ela se matou? Bom, o resultado é que Nikki foi preso por assassinato enquanto gritava que era inocente! E Dr. X continuou solto, praticando suas loucuras.

        O Operation Mindcrime 2 conta a história de Nikki 18 anos depois disso tudo. Ele está na prisão e começa a pensar em como teria sido a vida dele se tivesse feito escolhas diferentes. A idéia de fazer uma continuação para um album clássico (que na época foi um grande sucesso de público e crítica e ganhou vários prêmios, foi o primeiro album conceitual de Metal - muito embora eu nunca tenha considerado Queensryche como Metal, mas enfim...). Fazer uma segunda parte pra essa história, ao contrário do que muita gente pensa, não foi puramente comercial. Primeiro, aconteceu porque os fãs estavam enchendo a paciência da banda com perguntas desse tipo. Segundo, rolou porque um diretor de cinema encomendou ao vocalista Geoff Tate um roteiro para um filme. O cara queria rodar um filme do Operation Mindcrime e pediu pro Geoff roteirizar a história, isso tudo em meados de 93... Bom, enquanto o Geoff botava a história toda no roteiro, foi tendo inspiração para novas músicas, e aí já viu... Quando Geoff Tate começa a trabalhar, não pára mais, é um workaholic, então saiu o Operation Mindcrime 2 com nada mais nada menos que nosso saudoso  Ronnie James Dio interpretando o Dr. X ,na continuação da saga que teve sua segunda parte lançada em 2007.

"

11 comentários:

  1. Puta albúm,vale a pena ouvir e reouvir varias vezes!!

    ResponderExcluir
  2. eu não conhecia o disco e não sabia que o tal rocker era o top vou baixar e ver como que é porque só conheço silent lucidity

    ResponderExcluir
  3. wow!!

    Já to baixando o disco!

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Sabe, eu nunca ouvi Queensrÿche. Só conheço de nome. Tá aí um bom motivo pra começar a ouvir na minha sincera opinião. (:

    ResponderExcluir
  5. o primeiro eu curti mas o segundo não achei lá grandes coisas tirando a participação do Dio o restante do disco achei meio morno

    ResponderExcluir
  6. Eu disse que era frescura o Top se chamar de Rocker. Apelido se ganha, não se proclama.

    ResponderExcluir
  7. o top é o cara abraço pra ele e saudade desse meu amigo fica em paz meu amigo abraço do The Bruce heheheheh

    ResponderExcluir
  8. tinha que ser o top da zero pra ele marcio

    ResponderExcluir
  9. Top:
    Tudo bem mas não se irrite Marcio

    ResponderExcluir
  10. huahuahauua
    O Top é cheio dos fã, tinha que fazer uma fanpage no facebook. Ia dar maidemil curitr.

    ResponderExcluir
  11. Top:
    Não digas isso Marcio,sem você eu não conseguiria postar a matéria e o blog não seria assim tão foda

    ResponderExcluir

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.