sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

União pelo ROCK de Santa Cruz

Desde o começo do Vales Independentes a ideia era de união. Mas, por um blog isso talvez não tenha sido possível. Agora, um novo projeto me dá novas esperanças de que a gurizada rockeira da cidade possa se juntar para fazer o negócio acontecer! O início disso é hoje, na Sunset! É importante que todo o rockeiro que estiver em Santa Cruz vá ao local e prestigie este novo momento! 2014 será o ano de reverter a situação. Sem mais brigas, sem mais festas no mesmo dia... estamos todos na mesma barca, não vamos deixar que ela afunde!


      Neil Young, lá em 1979, já afirmou: O rock and roll está aqui para ficar e ele nunca vai morrer. No clássico Hey Hey, My My, o músico canadense cantou uma preocupação que dura até hoje: será que o rock um dia vai acabar? Bem, parece que não. A cada dia surgem bandas novas daqueles garotos do colégio que tocam guitarra e usam uma camisa do Guns N’Roses. Então, parece que Neil Young estava certo há quase 35 anos atrás.

      Mas, sem dúvidas, atualmente ficou difícil viver de rock. O que anos atrás era uma profissão de muitos, hoje está mais para um hobbie. Claro, o sonho deste jovem guitarrista com uma camisa do Guns é ganhar dinheiro com a música. Porém, isso vai sumindo ao longo do tempo. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, as bandas sofrem para conseguir lugares para tocar ou para ter uma gravação de qualidade. E, sem material, as chances de tocar numa rádio ou conseguir shows maiores é quase nula.

      Há anos que a situação está assim e, para tentar reverter esta preocupante realidade, a melhor opção talvez seja a união. O rock é cheio de vertentes, estilos, gostos e algumas frescuras. Mas, a ideia agora é deixar tudo para trás. A proposta é que a cena de rock indentendente de Santa Cruz se una, para assim ter mais relevância cultural na cidade e no Estado.

STOP!
      A ideia surgiu do músico Rodrigo Jaeger, que já reuniu alguns dos principais organizadores de festas da cidade para uma conversa. A ideia, conta ele, é se organizar de modo geral. Evitar que festivais ocorram no mesmo dia e apoiar uns aos outros. Além disso, serão realizados eventos mensais em diferentes locais da cidade, sempre com bandas daqui e gravando um material na faixa para elas.

      A iniciativa tem a força do Coletivo Banho Maria, que irá gravar uma música de cada banda nos festivais. E o apoio ao local não para por aí. Nas festas a ideia é ter DJs de Santa Cruz e até cerveja da cidade. O primeiro evento já é hoje, na Sunset, com as bandas Lifer e New Plague, a partir das 23 horas. Para beber, a cerveja artesanal santa-cruzense HBier. Os antecipados estão à venda na Alabama Rockstore e Chilli Beans.

      Porém, Jeager como organizador diz que não quer ser o dono desse projeto. Com o nome Stop! Underground Scene, a ideia é quem todos participem e possam se unir. Tendo isso, o resultado promete ser bom para o rock de Santa Cruz, dando a ele mais relevância cultural e participação em eventos da cidade e do Estado.
Stop! Underground Scene
Data: Hoje, às 23 horas
Local: Choperia Sunset (Rua Gaspar Silveira Martins, 1768)
Bandas: New Plague e Lifer
Valor: R$ 10,00 antecipado (R$ 15,00 na hora)
Cerveja: HBier

Texto retirado do jornal Gazeta do Sul de 27/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, é necessário fazer login com alguma conta do google: plus, gmail, drive, youtube, blogger, reader... até orkut vale.