Foto tirada pelo Knapp com seu iPad |
O rock independente de Santa Cruz do Sul parece ter encontrado um novo local para se reunir e crescer. Há alguns meses, na Rótula do Posto 2001, se vê aos sábados um grande número de rockeiros reunidos em um novo bar. O Boteco do Knapp abriu espaço e lá as festas voltaram a acontecer. No início, na parte da tarde. Mas, nos últimos finais de semana, o rock and roll seguiu pela madrugada. E, neste sábado não será diferente. Com a presença de uma banda de hardcore porto-alegrense, a certeza será de outra noite com destaque para a música independente e a cena underground da cidade.
Organizado pelos integrantes da banda de punk rock santa-cruzense Devir, este sábado será realizado o Knapp Sessions 2. Como nas outras festas no boteco que fica ao lado da rótula, a entrada será gratuita. Segundo o proprietário do estabelecimento, Marcos Knapp, é uma oportunidade para as bandas da cidade tocarem. “Existem muitas bandas que não tem um lugar para fazer shows, eu abri esse espaço e todas estão convidadas a se apresentar”, afirma. Marcos explica que as festas são organizadas pelos próprios músicos, que vem até ele e reservam a data para seu show. “Só peço para que não toquem em dias de jogos. Aí o público do bar é diferente. Nos outros, principalmente sexta e sábado de noite, está liberado.” O Boteco do Knapp reúne também a torcida Geral do Grêmio Santa Cruz em dias de jogos do tricolor gaúcho.
Com esse novo local, o público alternativo está voltando a se reunir. Em cada fim de semana, se veem mais pessoas indo assistir as bandas no Knapp. Neste sábado, a expectativa é de novamente lotar o bar. Um dos organizadores, Felipe Pereira, o Zaka, baixista da banda Devir, explica que esta festa é destinada unicamente a cena independente, abrindo espaço para artistas de qualquer lugar e estilo. “Neste sábado haverá mostra de vídeos produzidos de forma independente. São trabalhos do Coletivo Banho Maria e do Victor Costa que estarão rodando no telão durante toda festa”, explica.
XamorX, hardcore por amor
Sobre a banda que virá de Porto Alegre, a XamorX, Felipe diz se tratar de um grupo surgido em 2001 com a proposta de divulgar o Straight Edge — um modo de vida associado ao punk/hardcore que defende a total abstinência em relação a entorpecentes — e a libertação animal.
“O nome veio da ideia de fazer hardcore por amor e não por status”, explica o baixista. A XamorX, esteve parada por algum tempo e retornou no primeiro semestre deste ano, realizando uma sequência de shows nos estados de São Paulo e do Paraná.
Além da XamorX e da mostra de vídeos independentes, a segunda Knapp Sessions terá shows das bandas Diatribe, Rebelados, Desordem e Devir. A festa, gratuita, começa às 22 horas, consolidando mais ainda o Knapp como o novo local do underground santa-cruzense.
(texto publicado no Caderno Mix da Gazeta do Sul do dia 01/11/13)
Opinião
Prestigiem as festas no Knapp, é o rock como há muito tempo não se via em Santa Cruz. Liberdade para fazer zueira, cerveja com preços acessíveis e bandas independentes fazendo o seu melhor. Na última festa, sábado passado, o halloween foi muito bem festejado. Além de várias bandas fodas e fantasias muito engraçadas, tivemos um momento histórico: Durante o show da primeira banda, a Charlotte, o telão passou imagens da Multishow depois da meia noite... ou seja! PEITOS!
Em qualquer outro dos bares que tivemos nos últimos tempos — Legend, Sunset, Domking, Bodega — não se via algo tão underground assim. Eu, que vivi os tempos de Vitrolão, senti um pouco daquele gostinho nessas últimas festas do Knapp. Então, enquanto durar essa loucura, aproveitem. Vão neste sábado, vão no próximo e em todos os outros que tiverem com essa liberdade que predomina por enquanto. Sinceramente, não sei até quando vai durar.